Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Especial dos Namorados - episódio 3 - Nadir e José Antônio

A história de hoje é uma história muito especial para mim. É a história dos meus pais! Eles estão juntos há 29 anos e sei que tem vivido uma grande história de amor, porque somente com muito amor consegue-se passar tanto tempo ao lado de uma pessoa.



Meus pais, Nadir e José Antônio, se casaram no dia dia dos namorados (ownn), por isso deixei a história deles para esse fim de semana. 

Eles moravam na mesma rua quando eram crianças (meu avô materno ainda mora no mesmo lugar!) e meu pai é 7 anos mais velho que minha mãe. Meus avós maternos foram padrinhos de casamento do irmão mais velho do meu pai e eles sempre se viam por ali.

Meu pai dizia que quando minha mãe tinha uns 13/14 anos, ele olhava pra ela e pensava: "Eu ainda vou namorar essa menina".
Mas, além do meu pai ser muito festeiro, ir em bailes e ser meio Don Juan com a mulherada, minha mãe era a filha do Seu Leonel. E na casa do Seu Leonel tem que namorar pra casar. Todo mundo sabia disso na rua!

O tempo foi passando e quando minha mãe tinha seus 17 anos e meu pai 24 anos, ela até que começou a dar atenção para ele e decidiram que iriam namorar. Minha mãe conta que até hoje se lembra do perfume que meu pai usava no dia que ele foi pedir a permissão do Seu Leonel pra namorar com ela. Ele usava uma camisa muito linda de seda branca, o cabelo todo penteado para trás no estilo Elvis Presley e o perfume que inundou a sala inteira quando ele entrou. Bom, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?! Papai foi sempre romântico e até hoje minha mãe tem guardadas as cartinhas que ele escrevia para ela. (ela é quem não era muito romântica)

O Seu Leonel, meu avô italiano, é daqueles italianos bem italianos: fala alto, você tem que comer muito na casa dele e é ele quem manda na casa. Por isso, minha mãe tinha horário pra voltar quando saía com meu pai. E o horário dela era bem pior do que o horário que ela impôs pra mim quando eu comecei a namorar hahaha
Ela precisava estar de volta às 21h. E ai de quem desrespeitasse o horário!!!

A Mamy conta de uma vez que meu pai a buscou para saírem, mas ele esqueceu a carteira em casa. Não dava tempo de voltar em casa e buscar a carteira para saírem de novo e voltar às 21h. Eles voltaram pra casa sem fazer nada e ela ficou muito brava com meu pai. (hahaha)

Após 3 anos de namoro eles decidiram que era hora de se casarem. Meu pai comprou as alianças, mas ele resolveu pedir pra colocar um pouco mais de ouro na aliança dele, afinal, sua mão era maior. Quando ele fez o pedido pra minha mãe e lhe mostrou as alianças, ela ficou MUITO brava! Era um absurdo que a aliança dela tivesse menos ouro. Ela só diria "sim" quando as duas alianças estivessem iguais! hahahaha 

Quando foram marcar o casamento, escolheram uma igreja diferente da igreja que costumavam frequentar, pois essa estava em reforma. Chegando na igreja, o pastor perguntou a data, o horário e quem seria o pastor do casamento. Eles se olharam e sabiam que não tinham planejado nada do casamento. Perguntaram se aquele pastor poderia fazer a cerimônia e, cheio de surpresa por não conhecer o casal, aceitou de bom grado.

Esse pastor indicou uma pessoa que cedeu um local para a festa de casamento, os irmãos do meu pai levaram as bebidas, minha mãe encomendou um bolo gigantesco, eles mesmos fizeram a decoração da igreja e um amigo do meu pai disse que tinha uma surpresa para eles. Essa surpresa era uma filmadora que gravou todo o casamento deles.

Todas as vezes que eu vi o filme do casamento dos meus pais eu dei risada em ver o quanto eles não tinham ideia nenhuma de como planejar um casamento, mas mesmo assim, tudo saiu lindo e divertido!!!

Minha mãe se casou aos 21 anos e meu pai aos 28. Quando minha mãe completou 25 anos, ela já era mãe de duas crianças. 

O casamento dos meus pais me ensinou muitas coisas ao longo da minha curta vida. Meus pais me ensinaram a realidade da vida. Nunca esconderam nada de nós. Se as coisas estavam boas, a gente comemorava, se elas estavam ruins, a gente se ajudava.

Os irmãos do meu pai achavam que eles não ficariam casados nem por 1 ano, mas eles estão juntos até hoje porque as dificuldades que enfrentaram os tornaram mais dependentes um do outro. O pastor que fez o casamento dos meus pais pediu que eles repetissem a seguinte frase:

"Se eu tivesse que me casar novamente, eu me casaria exatamente com você!"

Minha mãe uma vez me disse que uma das coisas que ela mais admira no meu pai é a facilidade que ele tem de ajudar as pessoas. A qualquer horário, em qualquer lugar. Mas, além disso, o meu pai sempre colocou a minha mãe em primeiro lugar na vida dele (depois de Deus). Ela sempre foi prioridade para o meu pai e ele sempre fez TUDO por ela! Onde quer que ela estivesse e o que ela estivesse precisando, ele largava tudo e ia ao encontro dela. E ele ainda faz isso até hoje!

O meu pai me disse uma vez que sempre achou minha mãe linda, mas depois que ela se tornou mãe, ela ficou mais bonita ainda porque ela dedicou boa parte da vida dela para nós, os filhos, a família. E ele sempre admirou quando ela colocou a família em primeiro lugar.

Sabe, meu pai tem muito defeitos, mas na cabeceira da cama dele sempre tem e sempre terá uma bíblia. Minha mãe tem outros muitos defeitos, mas incontáveis foram as vezes que acordei de noite/madrugada e encontrei minha mãe de joelhos em oração.

No final das contas eu acho que somente o José Antônio aguentaria a Nadir por todos esses anos. E somente a Nadir aguentaria o José Antônio por tanto tempo. rsrs

Passamos durante todos esses anos por muitos momentos bons e também por muitos momentos difíceis. Meus pais me ensinaram que eu não deveria deixar esses momentos difíceis me impedirem de fazer as coisas. E, de todas as coisas que eu poderia me lembrar da minha vida enquanto filha, eu me lembro de todas as sextas e sábados no horário do pôr-do-sol que cantávamos alguns hinos da igreja, líamos passagens bíblicas, orávamos juntos de joelhos e terminávamos a oração com o Pai Nosso. Me lembro de irmos juntos aos cultos de sábado, domingo, quarta-feira, embaixo de sol/chuva, a pé ou de carro. Sempre íamos.

Meus pais me ensinaram o que é um casamento bem sucedido. Casamento bem sucedido não é aquele onde não há brigas, onde conquistamos tudo e terminamos a vida de forma confortável.

Casamento bem sucedido é aquele que deixa frutos, que trás ensinamentos, que crava no coração de alguém o desejo de amar e ser amado.

E foi isso que meus pais fizeram por mim; cravaram no meu coração o desejo de ter família, de ser esposa, de ser mãe, de amar alguém mais do que a mim mesma, como eles fizeram e ainda fazem.

Obrigada, mamy!
Obrigada, papai!

Não só por dividirem a história de vocês com todos que leem esse blog, mas por fazer de mim parte da história de vocês!

Feliz dia dos namorados! Feliz 29 anos de casamento!

Amo vocês!











3 comentários:

  1. Lindo texto!
    Linda história!
    E parabéns menina linda, por descrever tudo tão bem.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    Linda história!
    E parabéns menina linda, por descrever tudo tão bem.

    ResponderExcluir