Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

"Felizes Como Vocês"

Eu já perdi as contas em quantos casamentos eu fui depois que comecei a namorar com a Dona Moça. A família dela é enorme (não que a minha seja pequena) e parece que um monte de gente quis casar dentro de um curto período de tempo. Não entendam isso como uma reclamação, de forma alguma! Eu gosto muito de ir a casamentos e participar da felicidade das pessoas que estão a unir suas vidas.

Esse final de semana nós fomos a um outro casamento. Dessa vez, não foi de nenhum familiar da Dona Moça. Dessa vez os noivos foram o Renan e a Roberta, sobre quem já falei nesse outro post

A Roberta é uma grande amiga minha. Sabe o tipo de amigo que fala as verdades? Aquelas que você precisa ouvir para crescer? Então, essa é ela. Estudamos juntos na faculdade desde o começo do período específico do curso (para quem não sabe, o curso de engenharia tem um período básico no início, depois especificamos o segmento), mas foi só mais para frente no curso em que realmente nos tornamos amigos. Durante a faculdade ainda, conheci o Renan numa das saídas da galera. Por ser alguém de quem minha amiga gostava e que gostava dela de volta, sempre gostei dele também.

Chegamos à igreja onde foi o casamento, no sábado à tarde. Dona Moça e eu encontramos um casal de amigos nossos e ficamos conversando do lado de fora, esperando a missa acabar para o casamento começar. Assim que deu, entramos na igreja pois estava uma friaca indescritível do lado de fora. Passado um tempo, foram dadas as instruções aos padrinhos quanto à entrada e o casamento começou.

Como em todos os casamentos que eu fui que aconteceram em igreja católica, os padrinhos ficam na plataforma, atrás do padre, olhando os noivos de frente durante a cerimônia. Embora essa posição permitiu que acompanhássemos a cerimônia de um bom ângulo, me fez perder a minha parte favorita em casamentos: Olhar a cara de besta do noivo enquanto sua amada entra. Mas, fazer o que? Nada pode ser perfeito.

O casamento foi lindo, as músicas escolhidas foram sensacionais (gente, os padrinhos entraram com o tema dos Vingadores e o pajem ao som de 007!) e, pra coroar toda a cerimônia, a Roberta cantou uma música maravilhosa ao final da cerimônia, e ela cantando é um absurdo.

Na hora dos cumprimentos aos noivos, esperamos nossa vez de abraçá-los. Quando chegamos na frente dos recém casados, escuto da noiva "Ai meu Deus! Vocês vão me fazer chorar! Estou tão feliz de ter vocês aqui! Amo tanto vocês!". Eu achei até engraçado essa fala. A Roberta não é lá muito de chorar. Nem quando ela cantou a voz pareceu embargar! Mas na hora em que nos abraçamos, os olhos dela encheram de lágrimas. Eu já tinha chorado umas várias vezes antes, então pra mim não teve novidade. Depois dos abraços, ela olha para Dona Moça e diz "Nós esperamos que nosso casamento seja tão feliz quanto é o de vocês!".

Nós ficamos sem saber o que responder na hora. Se concordássemos, ia parecer vanglória; se discordássemos, ia parecer falsa modéstia. Até o momento que eu refleti e percebi que eu podia dizer qualquer coisa, afinal, eles são meus amigos e não iam ficar me julgando, o momento dos cumprimentos passou e nós ficamos sem responder, apenas sorrimos e posamos para a foto.

Agora, depois da afobação do momento, pensei que deveria ter dito que eu também gostaria que eles fossem felizes como nós somos. Afinal, nós somos felizes, ora bolas! Não é para isso que serve um casamento? Fazer feliz a quem se ama? E por que ficar com vergonha de mostrar que se é feliz? Casamento é pra ser feliz! Se eu quisesse me estressar eu ia passar um lençol de elástico!

Um casamento feliz não é motivo para se envergonhar. Não é motivo para se gabar, nem para se achar superior a ninguém. O casamento feliz não é motivo pra nada. Para mim, um casamento feliz é o objetivo.

Se, a cada dia, o meu objetivo for fazer com que a Dona Moça seja feliz nesse casamento, terei alcançado meu objetivo. Se, a cada dia, eu demonstrar o quanto a amo, terei alcançado meu objetivo. Se, a cada dia, eu aprender um pouco com os meu erros e buscar ser um esposo melhor, terei alcançado meu objetivo. Afinal, estamos indo rumo às bodas de ouro, e 50 anos é muito tempo para não ser feliz!

E, aos recém casados, toda a felicidade do mundo! 

1 Amplexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário