Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Homão da p&%$#

Para quem não sabe "homão da p&%$#" (sim, o palavrão) é o título que Rodrigo Hilbert recebeu popularmente pela sua habilidade de fazer qualquer coisa. Atualmente, como apresentador de um programa de culinária, ele não apenas cozinha, mas constrói o próprio forno para assar, faz sua própria churrasqueira, caça e mata o animal que vai cozinhar (e lida com as consequências polêmicas desse episódio) e lava a louça no final. Suas habilidades estão além da área culinária, visto que sempre deixou claro que divide as tarefas domésticas com sua esposa e gosta de tirar um tempo com seus filhos gêmeos. Recentemente saiu uma nova notícia de que ele construiu para os gêmeos uma casa na árvore. Como se não bastasse, ele também faz crochê.



Alguns homens chegaram a fazer postagens cômicas sobre o rapaz, dizendo pra ele ir com calma porque era injusto com todos os outros homens. Brincadeiras à parte, Rodrigo Hilbert deu uma entrevista recentemente dizendo que não aceita o título de "homão da p&%$#" simplesmente por dividir as tarefas de casa com a esposa, cuidar dos filhos ou se dedicar à atividades manuais. Segundo ele, sua forma de criação que proporcionou todos esses conhecimentos. Cercado por mulheres, aprendeu a cozinhar, costurar, tricotar. Com seu avô, aprendeu os primeiros ofícios, como de ferreiro, marceneiro, entre outros. 

Em sua entrevista, Rodrigo Hilbert ainda diz que o "homão da p&%$#" deveria ser o homem moderno, já que hoje é muito mais comum que os homens estejam se dedicando à diversas atividades antes consideradas femininas.

Como vocês sabem, recentemente nasceu meu filho, Giovanni. Ele nasceu numa segunda-feira e o Meu Bem pôde ficar comigo durante os 5 dias de licença paternidade mais os 2 dias do fim de semana. Nessa semana que ficamos juntos, o Meu Bem cuidou de tudo para que eu pudesse descansar, afinal, eu tinha acabado de passar por uma cirurgia, visto que meu parto foi uma cesárea, às 40 semanas e 2 dias de gestação. E não é uma cirurgia pequena.

Aos que não sabem, sete camadas do nosso corpo são cortadas e costuradas. A quantidade de sangue que se perde na cirurgia é grande, além do sangue que continuamos perdendo durante mais alguns dias. Para muitas mulheres a primeira vez que se levantam após uma cesárea pode gerar tontura e até desmaios. Muitas mulheres andam curvadas por algum tempo devido às dores e ardência no corte.

Para mim não foi tão traumático assim. Minha recuperação tem sido bem rápida, mas na primeira semana eu estava muito cansada, com muita dificuldade para levantar, sentar, deitar. A dor e ardência no corte era grande. Portanto, eu precisava de ajuda para fazer qualquer coisa. Depois de 2 dias no hospital nós voltamos para nossa casa. Embora nossa família se colocou à disposição de nos ajudar, aquele era nosso momento e a gente queria viver aquilo juntos. O Meu Bem, então, cozinhou, lavou louça, limpou a casa, me ajudava a sentar e levantar todas as vezes, pegava o nenê no berço para eu pudesse amamentar, colocava novamente no berço após as mamadas. Todos os dias ele se dedica a dar o banho no nosso filho e esse momento é só deles dois e mais ninguém. Em todos os momentos que eu levantava pela noite, o Meu Bem levantava junto. Nas horas que passamos acordados, estávamos juntos. Em alguns momentos nós fizemos revezamento (um dorme e o outro olha o nenê). Nos momentos que eu estava mais exausta e com dor, ele ficava com o nenê e me ajudava a voltar pra cama, afinal, eu tinha acabado de fazer uma cirurgia. Todos os dias preparou café da manhã reforçado e na primeira crise longa de choro do bebê, que eu também chorei, Meu Bem, então, passou horas segurando o nenê na poltrona pra eu pudesse me acalmar e descansar.

Na segunda-feira seguinte, quando ele voltou ao trabalho, era nítido o quanto ele estava arrasado por ficar longe de nós. Eu me surpreendi quando ele me mandou uma mensagem dizendo que tinha colocado uma foto do nenê no fundo de tela do celular, porque desde conheço o Fellipe, ele nunca usou fotos no fundo de tela do celular (ele acha bobagem). Na hora do almoço ele me mandou uma mensagem dizendo que tinha decido almoçar sozinho naquele dia, só pra passar um tempo olhando as fotos do nenê e chorando de saudade. 

De verdade, se isso não é um "homão da p&%$#" eu não sei o que poderia ser! Eu nunca vi o Meu Bem montar seu próprio forno de pizza ou fazer crochê, mas isso não o torna menos "homão" pra mim.

Quando a gente olha alguém como o Rodrigo Hilbert, temos a tendência de idealizar um ser humano sem defeitos, mas a realidade é que apenas as qualidades dele é que são exaltadas. Quantas de nós, esposas/noivas/namoradas, temos ao nosso lado um "homão" e não nos damos conta disso? Quantas vezes focamos naquilo que gostaríamos que nosso cônjuge fizesse, ao invés de focar naquilo que ele faz (e faz bem, e faz com carinho e dedicação!)?

Pode ser que o seu cônjuge não saiba cozinhar ou que nunca tenha lavado um banheiro, mas ponha na ponta do lápis tudo o que ele é capaz de fazer por você e sua família e veja se você realmente não tem um homão do seu lado!

Para você que é homem, acho que ficou muito claro algumas das coisas que fazem uma esposa admirar seu esposo. Não é preciso ir muito além, não é preciso ter muito dinheiro ou ser muito criativo. Sempre que você faz sua parte, dividindo as tarefas que são obrigação dos dois, você está aliviando o fardo da sua esposa e mostrando a ela que você reconhece sua responsabilidade em casa. O que custa pra você se tornar um homão também?

Que saibamos reconhecer aquilo que nosso cônjuge tem de melhor e faz de melhor pra nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário