Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Na saúde e na doença

A história de hoje não é minha, mas eu vivi de perto. É a história de um casal de amigos meus, tão amigos que foram meus padrinhos de casamento. Se você não está pronto pra se emocionar, não leia essa história!
  
                   
Quando trocamos os nossos votos e falamos um pro outro que amaremos e seremos fiéis "na alegria e na tristeza, na prosperidade e na adversidade, na saúde ou na doença", nem sempre temos consciência do que estamos prometendo.

A Natalia (28) e o Mauro (28) se casaram há exatamente 4 anos e eu quis escrever no dia de hoje como um presente de casamento pra eles, já que a vida resolveu desafiá-los há pouco tempo.

No início do casamento, a Nati sentia muitas dores de cabeça e fez alguns exames, mas por negligência médica nada foi encontrado. Após 3 anos, a Nati estava no meio de um tratamento com uma médica psiquiatra, pois as suas dores de cabeça, até então, estavam ligadas a problemas emocionais. A sua médica decidiu pedir alguns exames para que ela pudesse solicitar um determinado medicamento. Após dois meses de espera e diversos exames cansativos, chegou o resultado: A Natalia tinha um tumor crescendo em seu cérebro, a solução era cirúrgica e deveria ser realizada o quanto antes, pois esse tumor já estava crescendo há alguns anos.

"A Nati me ligou numa tarde qualquer e explicou que se tratava de um tumor. Quando ouvi, entrei logo no Google para pesquisar termo por termo escrito naquele papel, buscando alguma fuga. Foi um sentimento estranho, fiquei perdido, sem saber qual seria o próximo passo." (Maurinho)


A Nati conta que diversos medos surgiram naquele momento. Ela teria que falar sobre isso para toda a sua família, pros amigos mais próximos, ela não sabia se haveria sequelas da cirurgia, mas de tudo, o medo da morte era iminente. Ninguém planeja a vida pra morrer antes dos 30, com um tumor, deixando seu esposo e seus sonhos pra trás.

Da mesma forma, ninguém planeja ver seu cônjuge doente e ter a possibilidade de viver o resto da sua vida sem a pessoa escolhida. O Maurinho se manteve muito calmo, fez de tudo pra que a Nati não percebesse sua preocupação e tentou passar confiança para ela. Ele foi um muro, segurando todas as emoções que sentia para que ela pudesse ficar calma e passar por tudo isso. Mas conforme a data da cirurgia chegava, os sentimentos se tornavam mais difíceis de controlar.

"Foi neste momento que eu consegui mensurar e interpretar o tamanho do amor que eu sentia por ela. Algo que me marcou muito nisso tudo. Até ali o amor era real, porém, abstrato. Hoje, consigo explicar e traduzir. É algo como “impossível de viver sem ela na minha vida”. Pode ser clichê, mas não é exagero." (Maurinho)

Chegou o dia da cirurgia. Todos nós, amigos e familiares da Nati, estávamos em oração, torcendo para que aquele momento de angústia passasse logo. Acredito que todo o amor que ela recebeu e a confiança que a Nati teve em sua fé foi o que a manteve calma. Ela entrou para a cirurgia tranquila, sem medo, com a certeza de que, independentemente do que viesse depois, ela estaria bem.

"Foi quando nos despedimos minutos antes da cirurgia e a vi sendo levada até o centro cirúrgico. Parecia filme. As portas iam se abrindo e fechando no corredor do hospital para a maca passar, carregada pelas enfermeiras e com ela deitada. Neste momento, me permiti “fraquejar”. Chorei copiosamente, liberando toda a carga que interiorizei nos meses entre a descoberta do tumor e aquele 8 de outubro, data da cirurgia – curiosamente, aniversário de exatos 3 anos e 9 meses de casamento. Era dia para comemorar, não chorar." (Maurinho)

Após a cirurgia veio a resposta: ela estava bem! O tumor havia sido retirado e ela estava se recuperando. Mas a história não termina por aí. Após isso, semanas foram necessárias para a recuperação total da Natalia. Ela precisava de ajuda para tomar banho, para secar o cabelo, fazer o curativo; ainda havia todas as tarefas domésticas, o plantão do trabalho dela (em esquema home office). E quem fazia tudo isso? O esposo, o Maurinho. Ele, que em todo o momento fazia tudo isso com espírito de agradecimento e alívio. Nunca se tornou um fardo para ele.

Quem conhece a Nati sabe que ela sempre foi independente, nunca precisou de ninguém e nunca gostou de precisar (nós somos muito parecidas), mas em nenhum momento ela se sentiu como um fardo para seu esposo. A relação deles sempre foi de amizade, de confiança e de liberdade. Eles prometeram que seria assim pelo resto da vida no dia em que se casaram.

"Me senti absurdamente agradecida a Deus por ter me enviado um homem como ele, que não me abandonou em momento nenhum, cuidou de mim, esteve lá quando acordei, me ajudou em toda a recuperação, abdicou das férias, descanso, tranquilidade. Meu amor e admiração sempre foram enormes por ele, mas depois de tudo só ficou maior. Ele não me abandonou, não terceirizou meu cuidado e vai sempre estar lá ao meu lado, e eu ao lado dele! Meu esposo é uma pessoa maravilhosa, dedicado em tudo que faz, comprometido, e sei que cuidar de mim não foi uma escolha.  Amor verdadeiro é aquele que não te deixa escolhas, a não ser amar e dedicar tudo na vida pela pessoa amada." (Nati) 

Nem preciso escrever o quanto uma situação como essa modifica a intensidade de um relacionamento. Para eles, que já eram amigos antes mesmo de serem namorados, hoje, após 4 anos de casamento e um desafio como esse recém enfrentado, esse amor só aumentou. Eles provaram um para outro, para si mesmos e para quem está ao redor que quando há amor, todas as dores podem ser enfrentadas.

"O amor dentro de um casamento deve ser provado e demonstrado a cada dia. Não só por meio de palavras, mas com gestos, gentilezas, carinho, cuidado e prioridade. Amar não é sentir. É escolher alguém para tomar um pouco da sua vida, da sua rotina, dos seus planos e da sua atenção. É escolher alguém pra te transformar numa pessoa melhor a cada dia. É tomar para si as tristezas e concentrar a felicidade no outro. É se entregar, sem medir as consequências. É viver com a certeza da impossibilidade de sobreviver sem o outro (mais uma vez, não é exagero!). Amar é tudo, menos sentimento. É racional, não passional. É uma decisão, não predestinação. E eu tenho a certeza, cada dia mais, que escolhi a melhor pessoa para viver ao meu lado, a Nati, porque da mesma forma, ela decidiu me amar, mesmo com meus incontáveis defeitos. Isso é amor. Escolher alguém imperfeito para ser seu. Pra sempre." (Maurin)

Se você, assim como eu, está terminando esse texto com os olhos marejados, é porque você sabe que esse é o tipo de amor que deve existir em um casamento: aquele amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.

E se você ainda não se casou, pense que apenas um amor como esse faz valer a decisão de mudar toda a sua vida e se adaptar a uma nova vida com alguém completamente diferente de você. Menos que esse amor, não vale a pena.

Mas se você já é casado, lute todos os dias, escolha todos os dias amar essa pessoa imperfeita que está com você. Tenho certeza que nenhuma luta é vã se o motivo for o amor!

Para a Nati e o Maurin, meu amigos amados, desejo muito mais que esses 4 anos de amor. Desejo a certeza de que no final vai ter valido a pena caminhar de mãos dadas pela vida!


Obs.: Para quem não sabe, o nome do Blog só existe por causa da Nati, que sempre pregou e postou que estava casada com o Maurinho pra viver uma viagem Rumo às Bodas de Ouro!

Exibindo IMG-20160105-WA0054.jpg
Noivado Oficial 

Lua-de-Mel no Chile

                         Minutos antes da cirurgia (com a mãe e a irmã da Nati)

3 comentários:

  1. Sem palavras.
    Perfeito texto.
    Perfeita lição de vida e amor.

    Deus abençoe os lindos Nati e Maurinho. Deus abençoe a todos os casais.

    Rumo as bodas de ouro!

    ResponderExcluir
  2. Nati Em Mauro. Nem sabíamos, mas ficamos emocionados. Graças a Deus está tudo bem. Que vcs sejam felizes e certamente a vida será mais intensa. Que Deus acompanhe os sonhos e planos de vida. Sejam felizes até o céu. Abraços. Jamile e Cesar

    ResponderExcluir
  3. Nati Em Mauro. Nem sabíamos, mas ficamos emocionados. Graças a Deus está tudo bem. Que vcs sejam felizes e certamente a vida será mais intensa. Que Deus acompanhe os sonhos e planos de vida. Sejam felizes até o céu. Abraços. Jamile e Cesar

    ResponderExcluir