Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Por que casar? Casar por quê?

-“Mas como você sabe que quer casar?”.

Essa foi a primeira pergunta que ouvi da minha prima quando mostrei o anel de noivado, logo após pegá-lo na loja. Não lembro exatamente qual foi a minha resposta, mas foi algo na linha de “Ah, depois de um tempo de relacionamento, é o próximo passo.”. A conversa continuou sobre como eu faria o pedido e outras coisas relacionadas ao tema que a minha memória não ficou com tantas raízes quanto essa primeira pergunta.        
      
Agora, pensando com mais cuidado sobre essa pergunta, vejo o quanto ela significa. Vejo também o quão mequetrefe minha resposta foi. As pessoas não casam por causa do tempo de namoro e de um suposto raciocínio de ir em frente. Aliás, quantos namoros de anos não se tornam nada mais que isso? Não... Não é pelo tempo de namoro que eu quero casar. Oras, então por que eu quero?    
                                                               
Desde que comecei namorar a Dona Moça pensava em casamento. Não sei exatamente como esse pensamento surgiu, mas sei que pensava. Imaginava desde o começo ela entrando na igreja, linda como de costume, e eu lá na frente para recebê-la. Acho que quando tínhamos mais ou menos 3 meses de namoro, eu comentei isso com ela: “Você estará um deslumbre. E eu vou estar muito gato. De terno? Fala sério!” (não precisava, naquela altura do namoro, falar que eu acho que vou chorar como uma criança). Agora, me diga que tipo de maluco fala em casamento com TRÊS meses de namoro? Bom, tem eu! E acho que essa certeza desde o início me fez querer concretizar a vontade de casar.

Não é novidade pra ninguém que me conhece que eu sou cristão (mas, como talvez alguém que eu não conheça leia isso, melhor avisar). Antes de namorar a Dona Moça, eu não estava a querer nada com igreja, e, ao eventualmente voltar à igreja, orei a Deus que eu não queria ficar sozinho. E eis que ela apareceu. Como Deus não dá meia resposta, pra mim sempre foi certo que Ele a fez pra mim pra vida toda, e vice versa. Creio que, com isso em mente, sempre fui muito confiante quanto a casamento no início do namoro. Agora, como continuar confiante durante o decorrer do namoro?

Eu sempre me sinto muito estranho quando vou escrever algo que possa parecer “conselho”. Qual é! Tenho 24 anos e, até onde vejo, pouca experiência de vida. Mesmo assim, aí vai. Enquanto o namoro seguia seu curso, algumas coisas me chamaram a atenção nela que me ajudaram a ter certeza do futuro do relacionamento.

1) Nós somos parecidos. Embora ela tenha quase a minha altura e as bochechas tão rosadas quanto as minhas, não é disso que estou falando. Nós temos gostos em comum. Hobbies, jeito de ser, relacionamento com família. Somos parecidos o suficiente para interpretar um ao outro (não sem erros, claro) e para fazermos coisas que gostamos juntos.

2) Nós somos diferentes. Não é um paradoxo. Eu disse que somos parecidos, não iguais. Por mais que seja legal ter algo em comum, TUDO em comum ia ser chato demais. É ótimo ir descobrindo os gostos um do outro e ir descobrindo que há outras coisas no mundo a se gostar. Eu nunca saberia que gosto tanto de cachorros e ela não saberia quão linda fica de batom vermelho se não tivéssemos um ao outro. Num ponto mais profundo, eu estou aprendendo a levar a vida um pouco mais a sério. Já ela, um pouco menos a sério.

3) Nós temos prioridades e objetivos em comum. No namoro é tudo muito bonito. Claro que muda de casal para casal, mas normalmente é um clima mais leve, tranquilo e que, apesar de ter discussões, dá pra cada um ir pra sua casa e esperar os humores se acalmarem. Isso não vai acontecer a partir do momento em que se mora na mesma casa (e eu não vou deixar de dormir na minha própria cama nem por um decreto). Sendo assim, creio que, ao saber quais são os objetivos e prioridades um do outro, ajuda bastante. Eu sei que isso não vai me garantir um casamento feliz, mas é bem mais difícil fazê-lo dar certo quando um não vive sem a serpente de estimação e o outro não suporta o animal. Exemplos esdrúxulos de lado, é sempre bom saber quais são os pensamentos do par sobre carreira, vida acadêmica, filhos, relacionamento com família, etc.

4) Nós estamos dispostos a mudar um pelo outro. Já prevejo pessoas falando que eu sou um machista maldito que quero mudar minha futura esposa e fazer com que ela seja o que eu quero, e aquele monte de mimimi que é recorrente nessa sociedade aonde quase tudo é politicamente incorreto. O que quero dizer com isso, é que um sempre quer melhorar pelo outro. Eu sei as coisas que eu sou/faço/tenho que incomodam a Dona Moça. Aliás, a maioria dessas coisas me incomodam também. Ora, se eu quero passar a vida com ela, não é pra ficar incomodando! Sei também que isso é recíproco. Sei também que talvez não consiga mudar as coisas que quero. Talvez ela também não. Mas saber que a vontade de mudar existe e é verdadeira, faz bem pro relacionamento.

5) Nós conversamos. MUITO. Todo mundo que já namorou sabe que muitas vezes conversar é a última coisa que se quer fazer. Principalmente no início do relacionamento, quando a gente nem lembra que filme viu depois de sair do cinema. No entanto, essa é uma parte extremamente necessária. Não teria como saber se somos parecidos, diferentes, que temos prioridades e objetivos em comum ou quais coisas devemos nos esforçar para mudar se não conversássemos.



É claro que eu não pretendo, em nenhum momento, dar a receita do namoro perfeito. Até porque, se eu tivesse, eu, no mínimo, venderia. Eu só sei que namoro serve pra conhecer um ao outro. E só conhecendo a Dona Moça, que eu tive certeza que quero casar com ela. Como diria meu sábio e saudoso avô, só se conhece alguém de verdade quando se come um quilo de sal em conjunto. Ainda falta muito pra um quilo, mas a primeira pitada está muito boa.

1 Amplexo =]


8 comentários:

  1. Parabéns meu lindo, acrescento que tudo que vamos fazer como casal é. De primordial ter JESUS, beijos Tio.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue abençoando vocês nossos amados irmãos (literalmente!...kkkk..., para quem não nos conhece, somos irmã e cunhado da Dona Moça....kkkk), e que a cada dia essa nova pitadinha de AMOR esteja no ♡ de vocês, assim como esta no nosso!!!! Bjao Lu & Pa

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue abençoando vocês nossos amados irmãos (literalmente!...kkkk..., para quem não nos conhece, somos irmã e cunhado da Dona Moça....kkkk), e que a cada dia essa nova pitadinha de AMOR esteja no ♡ de vocês, assim como esta no nosso!!!! Bjao Lu & Pa

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, professor. Desejo felicidades e incontáveis alegrias ao casal!
    Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Cara esse relacionamento esta sintonizado mesmo. A coisa incrível em ter alguém é estar perto e não ver o tempo passar, estar longe e sentir falta. Muito lógico isso neh? Mas faz o teste? Parece, pelas suas ponderações,q sua resposta é sim e isso é supermegademais! Valeu cara! Estare lá...

    ResponderExcluir
  6. Foi meu aluno. Agora sou aluna dele. Como a vida é generosa... Belíssimo texto: gramaticalmente perfeito; criativo; oralidade registrada na escrita, mas sem apelações; e, acima de tudo, um texto com vida, sinceridade e profundidade. Sem mais.

    ResponderExcluir
  7. É meu garoto.
    Orgulho!
    Dona moça e você, serão muito felizes, com as bênçãos de Deus sobre as decisões de vocês.
    Amo de todo meu coração.

    Beijinho pro Thiaguito que escreveu esse texto, pra dona moça que vai casar e foi 'o motivo'; pra Angélikinha-originadora do blog, e pro Fellipe que é quem está na estrada, RUMO AS BODAS DE OURO, com a Angélica. rs

    Amo!

    ResponderExcluir
  8. É meu garoto.
    Orgulho!
    Dona moça e você, serão muito felizes, com as bênçãos de Deus sobre as decisões de vocês.
    Amo de todo meu coração.

    Beijinho pro Thiaguito que escreveu esse texto, pra dona moça que vai casar e foi 'o motivo'; pra Angélikinha-originadora do blog, e pro Fellipe que é quem está na estrada, RUMO AS BODAS DE OURO, com a Angélica. rs

    Amo!

    ResponderExcluir