Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 4 de março de 2016

Bilhetes de guardanapo

Há alguns dias eu e o Meu Bem fomos convidados para sermos padrinhos de um casal muito especial: O Thiago e a Dona Moça.
                                           



O convite deles para os padrinhos foi algo bem criativo e significativo. Eles nos deram um livro (esse da foto acima) que se chama "826 notas de amor para Emma".

O livro conta a história verídica de um pai que preparava o lanche da sua filha todos os dias e, juntamente com o lanche, ele colocava um guardanapo. Mas não era um simples guardanapo. Era um guardanapo com uma mensagem que ele escrevia para que sua filha lesse na hora do almoço. Eram mensagens simples como "eu te amo" ou uma frase motivacional que ele gostava.

Quando sua filha estava na pré-adolescência esse pai descobriu que tinha câncer e as mensagens de guardanapo se tornaram uma forma de se conectar de maneira mais profunda com sua filha. Com o medo da morte ele queria ensinar para Emma, através de suas notas, tudo aquilo que ele poderia para que ela se tornasse uma adulta confiante.

A história é emocionante. Eu mesma chorei em diversas páginas do livro. Juntamente com o livro, o Thiago e a Dona Moça escreveram uma mensagem linda em um guardanapo e marcaram uma página do livro que trazia uma mensagem para nós.

Na nossa página estava escrito o seguinte:

"A vida não precisa ser perfeita para ser maravilhosa".

Eu poderia parar o meu post por aqui que você, provavelmente, já ficaria pensando na profundidade dessa frase. Inclusive, eu tive muita dificuldade para continuar o post depois dela. Escrevi e apaguei diversas tentativas de algo que desse continuidade à essa mensagem.

A verdade é que a continuidade dessa frase vai depender daquilo que está no seu coração e dos sonhos que você teve para sua vida.

Eu tenho muitos sonhos na minha vida. Alguns deles já foram frustrados e eu tive que recomeçar, que criar novos sonhos e esperar outras coisas da vida. Minhas exigências diminuíram ao longo das experiências que fui vivendo, porque entendi que se eu for esperar por uma vida perfeita, eu vou me frustrar muitas vezes.

Outros sonhos eu tive a chance de realizar e eles saíram exatamente como eu esperava. Mesmo assim não consegui realizá-los sem lutas e muito menos sozinha.

A verdade é que não existe um momento da nossa vida em que vai aparecer uma tela (igual às novelas) com os dizeres "Alguns anos depois..." e nós vamos acordar com a vida ganha e todos os objetivos alcançados.

E mesmo se isso acontecesse, não seria triste chegar um momento na vida onde não temos mais nada para sonhar e nem nada para esperar?

Quando estava noiva eu ficava muito ansiosa pelo dia do casamento. O  meu pai sempre me dizia "Calma, filha, o melhor da festa é esperar por ela". Você já ouviu falar de algumas pessoas que sentem saudade dos preparativos do casamento? Na verdade, acredito que ninguém sente falta da loucura e do stress dos preparativos. Mas muitas vezes sentimos falta de ter aquele frio na barriga, aquele sentimento de não saber o que vai acontecer, mas saber que será algo bom, aquela vontade de ver um sonho realizado... 

Muitas pessoas não levam seu casamento adiante porque colocaram sua expectativa inteira em um único dia. E a realidade da vida diária não é fácil. Na época do namoro as pessoas costumam se encontrar apenas para sair, passear, passar bons momentos, ir num bom restaurante... Normalmente as pessoas estão felizes quando estão com seus namorados.

No casamento, de um dia para o outro, tudo muda. Nós precisamos encontrar com a outra pessoa quando acordamos de mau humor, quando estamos com raiva do trânsito, quando ficamos decepcionados no trabalho ou quando temos que continuar estudando enquanto queríamos descansar. No casamento, nós mostramos para a outra pessoa o melhor e o pior que podemos ser.

E isso dá a impressão de que a vida não é maravilhosa. Mas a verdade é que a vida não é perfeita. Nunca será. Sempre buscaremos por algo que ainda precisamos. Não podemos (e nem devemos) deixar de almejar determinadas coisas para nossa vida.

Precisamos aprender que a felicidade não é o destino. A felicidade é o caminho. 

Existem pequenas coisas que podem transformar um dia comum em um dia maravilhoso. Esse livro sobre as mensagens de guardanapo mostra exatamente isso. Um pai que tinha muitos motivos para se arrastar pela vida, desistir de tudo e se tornar o centro da atenção de todos. Mas ele preferiu continuar a sua vida fazendo alguma coisa para que a vida dos outros fosse recheada com amor.

Com um ato simples de escrever um bilhete para a sua filha todos os dias ele conseguiu encontrar uma razão para não desistir da vida. E conseguiu fazer da vida dele e de sua família, uma vida maravilhosa. Ainda que cercados por uma doença grave.

O que você tem feito para transformar a sua vida e a vida de sua família em algo maravilhoso?

Será que você poderia escrever um bilhete para seu cônjuge todos os dias? Quem sabe preparar o jantar algumas vezes na semana? Não seria uma boa ideia sua esposa chegar em casa e encontrar tudo limpo e organizado? E se um dia você se sentar ao lado do seu esposo para assistir aquele esporte que ele gosta? Às vezes a pessoa com quem você vive só precisa conversar e o que pode deixar a vida dela maravilhosa é o fato de você apenas ouvir.

A vida não precisa ser (e não espere que seja) perfeita para ser maravilhosa.

Pequenas atitudes diárias podem transformar seu casamento em algo maravilhoso de ser vivido.






Um comentário:

  1. Sabe o que eu peço a Deus? Que vocês nunca se esqueçam de aprender a ser feliz e que a vida pode ser maravilhosa!

    Amo você

    ResponderExcluir