Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Casar engorda?

Que tipo de pergunta é essa? Isso é pergunta que se faça para alguém? Bom, eu engordei depois que casei (triste realidade).

                         

Eu nunca fui uma pessoa pequena. Tenho 1,75m de altura e segundo alguns médicos que fui, meu peso ideal é entre 73kg e 76kg. Eu já tive menos que isso, com certeza. Mas conforme o tempo foi passando eu fui ganhando peso. 

Em determinada época, um pouco antes de ficar noiva eu precisei restringir minha alimentação por conta de algumas alterações no fígado e pâncreas (e depois de mais de um ano descobri que o médico estava errado e não tinha nada alterado). Essa minha dieta me fez perder 12kg em apenas 3 meses. Que dieta foi essa? Eu só comia legumes, verduras e frutas. Não fiquei doente, não fiquei fraca, não passei mal. Mantive uma alimentação saudável, como acredito que deve ser e meu corpo respondeu de forma positiva. 

Eu mantive esse peso por praticamente 1 ano e meio. Porém, no mês do meu casamento eu engordei 4kg, "de repente". Meu vestido de noiva ficou bem justo e achei que não iria fechar. Como sou uma pessoa muito ansiosa, achei que esse ganho de peso havia sido por conta dessa ansiedade que tenho.

Mas depois do casamento parei um pouco de me cuidar. Aproveitei a lua-de-mel para comer tudo o que tinha direito (e que não prestava hahaha). Resultado: mais 3kg.

E acima de tudo, eu e o Meu Bem sempre fomos do tipo de casal que comemora tudo. Quando a gente namorava, meu irmão costumava dizer que a gente saía pra comemorar a lua cheia rs...
Então, após o casamento, cada semana, cada mês, cada conquista a gente queria comemorar com jantar, com um bolo, com um doce, num restaurante... Resultado: mais 5kg em 1 ano de casamento.

No final das contas eu engordei MUITO depois que eu casei, porém, o Meu Bem emagreceu depois que casou. E eu não sei bem explicar os motivos, afinal, a gente come a mesma comida!

Chegou um momento em que nós começamos a praticar exercícios com regularidade e alguns quilinhos se foram, mas, mais que os quilos, nossos índices glicêmicos, colesterol, entre outras coisas, chegaram a um nível muito bom. Estamos com a saúde em dia, de acordo com os exames, embora o sobrepeso possa acarretar outras coisas mais pra frente.

Nós também modificamos a dieta. Na verdade, desde que nos casamos, a nossa dieta já havia mudado. Comemos arroz integral, pães integrais (mas não é sempre que comemos pão), não tomamos suco de caixinha, apenas de fruta e poupa congelada, utilizamos açúcar demerara e mascavo, além de eu ter diminuído a quantidade de carne consideravelmente.

Mas os quilos não foram embora nem assim. Resolvemos visitar uma endocrinologista, que nos encaminhou para uma nutricionista. A endocrinologista nos disse muitas coisas boas (muitas que já sabemos, claramente), mas uma coisa que ela me disse me deu vontade de puxar os cabelos hahaha 

Fomos até ela para explicar que mesmo modificando a alimentação e fazendo exercícios físicos, os números na balança não diminuíam. Ela nos disse que deveríamos aumentar a frequência dos exercícios e voltar em um mês para uma nova consulta. E que nesse mês a gente deveria perder entre 2kg a 4kg.

SE EU SOUBESSE COMO PERDE DE 2KG A 4KG EM UM MÊS EU NÃO TINHA PROCURADO AJUDA MÉDICA!

HAHAHAHA sim, fiquei revoltada!!!

Mas, afinal, pra que eu estou escrevendo toda essa história?
É difícil ver seu corpo mudar dessa forma, ver as roupas não servirem mais, se olhar no espelho e não ver aquele reflexo que a gente gostava de ver. A maioria das pessoas que conheço mudou bastante fisicamente após o casamento.

Existem pessoas que continuam iguais, mas muitas pessoas engordam sim, não apenas por comer demais. Existem outros motivos que fazem uma pessoa engordar. Ansiedade, depressão, stress, alteração na tireoide, falta de tempo para manter o ritmo de exercícios, má alimentação (que não significa apenas comer muito, mas sim, comer errado) e o próprio metabolismo que vai desacelerando com a idade são fatores que levam as pessoas a engordarem com o tempo, não apenas com o casamento.

Muitas vezes um casamento onde os cônjuges não se dão bem pode desencadear alguma dessas situações e a pessoa acaba ganhando peso e não tem motivação para perder.

Algumas dicas que dou sobre esse assunto:
1. Observe se o seu cônjuge está passando por uma situação emocional muito forte e seja seu apoio. Isso pode evitar que problemas maiores sejam desenvolvidos.
2. O relacionamento de esposo e esposa é muito mais profundo que apenas um corpo bonito. Ao longo do tempo ligações mais fortes são construídas e firmadas de tal forma, que um corpo fora do padrão  de beleza não será prioridade.
3. Não use nada disso como desculpa para se manter onde está. Se você ganhou peso, independentemente do motivo, procure ajuda. Isso não tem nada a ver com o padrão de beleza, mas sim com sua saúde. Sobrepeso pode levar à obesidade, que pode levar a incontáveis doenças. Cuide de seu corpo por você também, e não apenas pelo outro.
4. Se você é magro e acha que esse post não é pra você, pense bem, afinal magreza não significa ser saudável. Mantenha seu ritmo de exercícios e alimentação saudável para evitar outros problemas que não surgem apenas com o sedentarismo e a gordura acumulada.

Quando estávamos noivos, eu e o Meu Bem sempre dizíamos que queríamos ficar juntos por muitos e muitos anos. Percebemos que para que isso fosse possível, precisaríamos cuidar da nossa saúde para termos um ao outro pelo máximo de tempo possível. Por isso fazemos tudo juntos: dietas, exercícios, exames médicos. Juntos temos mais motivação.

Cuidar da sua saúde e do seu corpo é também uma prova de amor ao seu cônjuge! Cuidem-se para si mesmos e um pelo outro.

Podemos viver com nosso cônjuge durante toda a nossa vida, com qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário