Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Por que eu casei cedo?

Lá em casa eu sou a única filha, a única sobrinha e a única neta (por parte de mãe). Tenho um irmão 3 anos mais velho e um primo 7 anos mais novo. Acho que da pra imaginar a comoção que foi quando a única menina da família resolveu se casar.


Eu sempre sonhei com casamento e não sei explicar exatamente o porquê. Tenho bons exemplos por perto, como meus pais, que esse ano completarão 29 anos de casamento. Mas nem todas as pessoas que tem bons modelos por perto tem essa vontade de se casar.

A realidade é que eu sou fã de famílias! Amo estar em família, conversando, rindo, passeando... meus pais sempre nos criaram de forma a valorizar a família que temos. Sempre nos ensinaram que, se tudo der errado, a família deu certo. Meus pais sempre insistiram que meu irmão é meu "único" amigo pra vida, porque um dia meus pais e avós não estarão mais por perto, e meu irmão será a única pessoa com quem eu compartilhei toda a minha vida.

Por esses motivos, acredito que eu sempre quis dar continuidade nessa história de família. Meus olhos sempre brilharam quando eu imaginava viver uma vida com alguém, construir uma história juntos, ter filhos e tudo o mais.

Eu não acho que sou a Sra. Maturidade, mas sempre achei que não pensava muito como algumas pessoas da minha idade. Talvez por ter sido criada na igreja, com princípios religiosos, nunca tive nem mesmo vontade de agir da mesma forma que alguns dos meus colegas.

Essa história de "ficar" com vários meninos, de namorar escondido, de beijar alguém sem compromisso nunca foi algo comum em minha vida. Dos relacionamentos que tive eu sempre esperei algo sério. Eu esperava um relacionamento de verdade desde que comecei a pensar em relacionamentos! 

Meu Bem sempre pensou como eu, por isso em pouco tempo de namoro já tínhamos certeza que queríamos nos casar. E alguns dos motivos para essa decisão foram:

1. Nos conhecíamos desde pequenos (você pode ler essa história aqui).
2. Nós dois já éramos formados e pós-graduados.
3.Ambos trabalhavam em sua área de formação há algum tempo.
4. Ambos tinham suas responsabilidades financeiras (nunca fomos "filhinhos de papai").

Por isso, quando eu tinha acabado de completar 22 anos, e o Meu Bem 25, ficamos noivos!

Acredito que minha família já esperava por isso. Eles me conhecem bem e sempre souberam que eu tinha esse espírito romântico de sonhar com minha própria família. 

Mas para as pessoas que não me conheciam muito bem, foi um pouco chocante. Ouvi de algumas pessoas que eu era muito nova pra casar, que estava jogando minha vida fora, que não tinha como aproveitar a vida e ser casado ao mesmo tempo, entre outras coisas. 

O que essas pessoas não entendiam era que havia vantagens em se casar cedo:

1. A gente constrói as coisas junto com a pessoa. Quando somos mais velhos, temos mais conquistas e às vezes fica difícil abrir mão dessas coisas, se necessário, para se juntar à alguém.

2. Ainda temos muita disposição para fazermos coisas "malucas", como fazer uma viagem barata pelo fato de ficar em Albergues e não Hotéis.

3. Não precisamos ter pressa para ter filhos, porque ainda estamos longe de uma idade de risco para isso.

4. Sabemos que a vida vai começar sendo dura e somos menos exigentes, então o que vier depois vai acabar sendo uma vantagem.

5. Temos menos manias. Quanto mais velhos ficamos, mais mania acumulamos. E muitas vezes acaba sendo mais difícil se juntar a outra pessoa.

Nada disso significa que se você casar sendo um pouco mais velho, as coisas vão dar errado. Isso apenas significa que é você quem decide se vale a pena investir nisso ou não.

Hoje tenho 16 meses de casamento. Ainda é pouco, comparado com a vida inteira. Mas continuo afirmando que o casamento foi uma das melhores escolhas da minha vida. Me trouxe independência em muitos aspectos, me trouxe paciência, maturidade, habilidade de resolver problemas novos, experiências que só poderiam acontecer em um casamento, me trouxe realização, acolheu meus sonhos de adolescência (aqueles de encontrar um príncipe encantado, sabe?!), me transformou numa mulher mais forte e decidida...

Se você que está lendo esse post ainda não se casou, pense que o casamento tem que valer a pena e tem que te proporcionar uma vida melhor do que a vida que você tem hoje. Se isso não for acontecer, é melhor não se casar, mas se você pode crescer em muitos aspectos após o casamento, invista nisso! Certas experiências só acontecem depois que tomamos algumas decisões.

Você que se casou jovem, como eu, mas pensa que essa não foi uma boa escolha, repense nos motivos que te levaram a casar e observe tudo o que você tem hoje. Talvez algumas coisas não saíram como você planejou. Outras coisas não teriam sido possíveis se você nunca tivesse se casado. Procure o lado bom de tudo aquilo que te aconteceu após o casamento e você vai encarar com muito mais leveza as lutas que a vida te deu, pois no final, muitas delas te levaram até suas vitórias.

Assim como casar mais tarde apresenta muitas vantagens, como a estabilidade emocional e financeira, a certeza em cada escolha, a quantidade infinitamente menor de medos, a maturidade, as experiências passadas que evitam que você cometa os mesmos erros... 

Acho que deu pra perceber que eu sou COMPLETAMENTE a favor de casamentos. É uma experiência que todas as pessoas deveriam passar e encarar de forma positiva. É possível ser feliz com outra pessoa sim. Não necessariamente porque existe a pessoa perfeita te esperando em algum lugar, mas porque na maioria das vezes somos nós quem devemos dar o primeiro passo e decidir todos os dias que você pode ser a pessoa que vai transformar sua própria vida. Se você está de bem com você mesmo e com suas escolhas, o casamento só tende a ser mais uma coisa boa em sua vida.

2 comentários:

  1. Parabéns minha linda, q Deus abençoe ricamente essa união e q possam ser feliz eternamente.
    Fiquei emocionada ao ler sua história. Q linda! Como é bom sentirmos felizes e realizadas no amor e na vida. Agradeça sempre a Deus por essa dádiva... Belas palvras, parabens. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, minha linda, obrigada pelo carinho!!!! Que Deus esteja sempre a frente da nossa vida! Beijinhos 😘

      Excluir