Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A Viagem - Madrid - Parte II

Olá meu povo! Estou aqui para, mais uma vez, falar da nossa viagem de lua de mel! No texto de hoje, vou falar mais sobre os museus que visitamos durante nossa viagem!

Depois de voltarmos da viagem, uma amiga minha comentou que uma viagem dela seria extremamente diferente da que Dona Moça e eu estávamos fazendo. Ela jamais iria a todos os museus que nós fomos. Bom, creio que essas diferenças são o que tornam cada viagem única. Qualquer viagem que se faça será diferente da outra: Outras pessoas, outra época, outro contexto.. Até nós mesmos mudamos de uma viagem para outra. Sendo o gosto da maioria ou não, o fato é que eu gosto muito de visitar museus e exposições culturais quando viajo. Então, vamos falar um pouco de cada um deles.

Todos esses museus que citarei estavam a uma distância andável do nosso hotel. Sendo assim, fomos a todos eles a pé.

O primeiro museu que fomos foi o Thyssen-Bornemisza. Esse museu de arte que carrega o nome de uma família de nobres, é carregado de obras da coleção pessoal da família. As obras vão desde a época medieval até os tempos mais modernos. Reconheci uns nomes de um artista ou outro, mas não reconheci obra alguma. Até porque, não sei quase nada de artes. Gosto de observar e tentar achar alguma relação entre o nome da obra e ela em si (embora muitas vezes isso me foi impossível). Foi logo nesse museu que nós percebemos uma coisa que se repetiria em todos os museus de arte que visitamos: Eram muitos os quadros de Maria com o Bebê Jesus. Muitas Virgens y el niño. A Espanha é tradicionalmente católica e existem quadros desse tipo de todos os jeitos: Com os reis magos, com os anjos, com José, João Batista. Se eu achasse o Pelé num quadro desses não ficaria tão surpreso. Foi um passeio bem legal, e tivemos a sorte de ter uma exposição temporária, da qual gostamos bastante. Nesse dia também percebemos o quanto iríamos andar nos museus que fôssemos. 


O próximo museu foi mais a nossa cara. o Museo del Libro, localizado na Biblioteca Nacional, foi um paraíso para nós dois, que gostamos muito de ler. Com uma exposição grande e heterogênea, lá vimos a história da literatura espanhola bem como a história da tradução de outras literaturas para os idiomas ibéricos. A parte mais legal é a mostra do desenvolvimento da comunicação, aonde o museu deixa que o visitante interaja com diversos equipamentos de comunicação antigos e modernos. Antes que me perguntem, a Biblioteca em si não pudemos visitar. Era somente com hora marcada. Mas devo dizer que o museu já valeu a pena!


O próximo foi o famosíssimo Museo del Prado. Considerado a maior pinacoteca do mundo, o Prado é realmente gigantesco. Ficamos lá dentro por 7 horas. Andamos mais que camelo no deserto. (Esse foi o único dia que voltamos de metrô para o hotel. Estávamos mortos!) E, como era de se imaginar, vimos muitas Virgens com seu Niño. Chegou até o ponto em que a Dona Moça disse "Se aparecer mais uma Virgen y el Niño eu meto a mão na tua cara!". Claro que ela estava só brincando... Eu espero. Quem não é conhecedor de arte, um dia é mais que suficiente. Aliás, um dia é bem cansativo. Para mim, que realmente não conheço nadica de arte, os lugares mais interessantes foram a exposição de esculturas romanas e a exposição de jóias e artigos de luxo. Bem legal mesmo. Ah, vale uma recomendação: De todos os museus de Madrid que fomos, esse era o único que não era permitido tirar fotos. Descobri isso quando vi um quadro da Plaza Mayor (um ponto famoso de Madrid, que já havíamos conhecido) e resolvi tirar fotos. Na hora aparece uma senhora avisando que eu não podia fazer aquilo... Perdón, señora... Perdón. 


O último museu de arte foi o Reina Sofia. Na bem da verdade, a fundação que leva o nome da rainha cuida de três prédios: dois localizados no Parque de El Retiro (do qual falarei mais pra frente) e o prédio principal. Falarei aqui somente do prédio principal, pois os outros dois vou falar no texto do parque. Esse museu é de arte moderna. Pronto, não vamos entender nada. E realmente, entendemos muito pouco. Arte moderna é, realmente, coisa pra poucos entenderem. Claro, nem tudo são rabiscos que leigos como eu não entendem, mas tinha coisa que não dava pra ter a mais pífia ideia do que seria. Mesmo assim, foi nesse museu que demonstrei todo o meu minúsculo  conhecimento artístico. Nesse museu está Guernica. Obra de Pablo Picasso feita em protesto ao genocídio feito na cidade homônima ao quadro, Guernica é a única obra de arte no mundo que eu reconheceria e saberia o nome. Tá, a única não... Quando for ao Louvre vou reconhecer a Monalisa. Mas enfim... O Reina Sofia é lindo, e vale a pena gastar um tempinho nos mirantes que ele tem e também no jardim localizado no meio do prédio.


Por último, mas definitivamente não menos importante, fomos ao Museo Naval e ao Museo Arqueológico Nacional. Os melhores museus que fomos. O MAN traz, logo de cara, um mapa em 3D com a mudança de povoação da Península Ibérica. Lindo de se ver! Com exposições de peças gregas, egípcias e romanas, é um lugar perfeito para quem é fã de história! Além das coleções de culturas específicas, há também uma exposição de numismática (moedas) bem legal e, pra fechar com chave de ouro, a melhor exposição de todas: Peças de cozinha da nobreza. Quem me conhece, sabe que eu adoro coisas de cozinha! E todo aquele ouro, aquele cristal, aquela porcelana inglesa... Fiquei até mais feliz só de pensar nela! Como fomos no domingo, tivemos que sair mais cedo, mas valeu muito a pena! Como saímos mais cedo, fomos ao museu naval, também essencial aos fãs de história. Com diversos equipamentos reais e maquetes de embarcações, o museu fala desde a época das grandes navegações até a Guerra Civil Espanhola. Muito, muito maravilhoso!



Bom, e quanto custou essa brincadeira? De verdade, menos que eu imaginava. O ingresso mais caro foi o do Prado, que, se não me engano, foi 12 euros. Fora que todo e qualquer museu de lá tem seu horário de visita gratuita, seja no fim do dia ou aos domingos. Então se você for viajar on a budget, não há desculpa para não visitar os museus! Sempre lembrando que você deve aproveitar a sua viagem com quem você ama fazendo o que ambos gostam. Não é só porque eu estou falando de museus que, quando você for a Madrid irá a todos os museus também. Muito mais vale a boa companhia!

Ah, ainda em tempo... Prepare-se para andar bastante, caso você também goste de museus. E, se você for mais gordinho, use uma bermuda de compressão. Vai. Por. Mim.

1 Amplexo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário