Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Na alegria e na tristeza

Eu tenho uma lista com diversos assuntos que eu gostaria de escrever no blog. De vez em quando eu pego essa lista e escolho sobre o que escrever.

Mas hoje não. Hoje vou escrever sobre o que está em meu coração.



Nessa semana eu e o Meu Bem completamos 1 ano e 9 meses de casamento, 21 meses de casamento. Nessa mesma semana nós completamos 4 anos de namoro.

E justamente nessa semana, que deveria ser repleta de comemorações, recebemos uma surpresa um pouco desagradável. Não quero gastar o tempo e as linhas desse post falando sobre isso, mas sim sobre o que essa situação gerou no nosso coração.

Até agora nós dois vivemos muitos momentos bons, mas muitos momentos difíceis também. Essa semana, inclusive, uma amiga me disse que se continuarmos com esse tipo de experiência, poderemos começar a dar palestras em encontros de casais, de tão "desgracento" que é o enredo de algumas dessas situações.

Nós demos risada dessa fala, mas no fundo nós pensamos se era realmente necessário passar por tantas coisas difíceis assim em tão pouco tempo de casamento. 

Não que nós dois sejamos tão especiais ao ponto de imaginarmos que nossa vida deveria ser um conto de fadas. Mas acho que às vezes a vida exagera um pouco com a gente. Ou apenas seja o sentimento de desapontamento com as circunstâncias.

Na verdade, na verdade mesmo, é que hoje, enquanto eu rascunho esse post, eu estou chateada e estou triste. Chateada por não ter o controle das coisas, triste por nem sempre encontrar as soluções, ou por elas parecerem distantes demais.

Durante a semana, eu e o Meu Bem estávamos olhando alguns itens que eu dei de presente para ele no início do nosso namoro. Vimos uma xícara do Batman, que foi o primeiro presente que eu dei pra ele e vimos também um calendário com fotos nossas que eu dei para ele um pouco antes de começar o ano de 2013. Nesse calendário o Meu Bem marcou todas as datas importantes, inclusive a data que ele escolheu para me pedir em casamento.

Quando eu olhei esses presentes senti uma nostalgia do tempo em que nossos sonhos ainda eram sonhos, ou até mesmo utopias de uma vida sem nenhum problema. Hoje, que muitos dos nossos sonhos viraram realidade, nós descobrimos que também existem realidades duras que precisamos enfrentar.

Decidi então aproveitar o clima de nostalgia dos tempos de namoro e pensar em tudo aquilo que sonhei pro meu conto de fadas e que realidade nenhuma da vida pôde destruir.

Pensei em coisas como o pedido de namoro ou de casamento; dos filmes que assistimos juntos; das oportunidades que tivemos de viajar; da companhia que fazemos um ao outro; das atividades da igreja que participamos; das amizades que construímos; do lar que iniciamos; da família que já tínhamos e daquela que ganhamos...

E mesmo que tudo isso que eu escrevi pareça a maior besteira do mundo para os outros, eu poderia resumir em apenas uma palavra: SEGURANÇA.

Fazem 4 anos que entrei em um relacionamento que me passa a segurança de que as coisas vão funcionar e que tudo vai dar certo, mesmo que demore um tempo para isso acontecer. 
Por causa dessa segurança que esse relacionamento me trouxe é que eu posso viver em paz ao lembrar que, há 21 meses atrás, eu disse que o amaria, honraria e seria fiel na alegria e na tristeza.

Porque prometer uma coisa dessas no momento que estamos com o vestido branco e os holofotes em cima de nós, é muito fácil. Mas quando as coisas começam a ficar difíceis e as surpresas desagradáveis começam a aparecer podemos começar a duvidar e as promessas se tornam difíceis de cumprir.

Mas quando eu entendo que há 4 anos eu tenho vivido um relacionamento que me traz segurança e estabilidade emocional, eu tenho muito mais forças para reafirmar a decisão que tomei há 21 meses atrás.

Eu sei que haverá dias em que vamos sorrir por tudo, mas nos dias que eu tiver vontade de chorar, eu sei que tem um ombro pronto a me acolher.

Acredito que, quando as coisas começam a ficar difíceis, precisamos de um momento para chorar e colocar para fora toda a nossa frustração. E depois que fazemos isso, precisamos enumerar todos os motivos que existem, por mais simples que sejam, para celebrar e ficarmos felizes. Se não fizemos isso, vamos viver em um poço de infelicidade e podemos até mesmo deixar de enxergar a beleza do casamento.

Se essa é a sua situação hoje, faça isso. Chore tudo o que você precisa. Depois disso, procure seu cônjuge e liste com eles todos os momentos de alegria em que você cumpriu sua promessa de casamento. Mas não se esqueça que, talvez, agora seja o momento de tristeza, onde sua promessa precisa permanecer válida.

Quando as pessoas me diziam que viver em lua-de-mel é apenas no começo do casamento, onde não há problemas e frustrações, eu me recusava a acreditar. Por isso eu criei o blog. Eu quis acreditar que durante todas as tempestades ainda é possível viver em harmonia com a pessoa que escolhi.

E pra terminar esse post, tem uma música que eu gosto muito e acho que pode ser útil em todos os aspectos da vida. Ela é baseada na oração de São Francisco. E hoje eu quero que ela seja minha oração para o meu casamento.

Ela se chama "Instrument Of Peace" e os seus versos mais bonitos dizem:

"Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver dor, eu vou te confortar
Onde há silêncio, deixe-me cantar louvores
Onde há desespero, que eu leve a esperança
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Porque quando damos amor, receberemos amor
Faça-me um instrumento de paz"

(Você pode encontrar a tradução completa na internet)



Hoje eu desejo apenas ser um instrumento de paz no meu casamento.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha linda menina...
    A vida sabe machucar, e faz isso com maestria; porque o usurpador, se intitula dono desse mundo.
    Mas nós sabemos, O Criador e Pai, é o verdadeiro dono, inclusive das nossas vidas. E Ele tem lindos planos pra vocês.
    E na alegria, na alegria, na alegria... e momentos como esses, de pesar, vocês irão em frente. Com a força que Ele vai dar.
    Eu continuo pedindo por isso. E sempre pedirei. E Ele ouve as preces das mães.

    Amo vocês.

    ResponderExcluir
  3. Minha linda menina...
    A vida sabe machucar, e faz isso com maestria; porque o usurpador, se intitula dono desse mundo.
    Mas nós sabemos, O Criador e Pai, é o verdadeiro dono, inclusive das nossas vidas. E Ele tem lindos planos pra vocês.
    E na alegria, na alegria, na alegria... e momentos como esses, de pesar, vocês irão em frente. Com a força que Ele vai dar.
    Eu continuo pedindo por isso. E sempre pedirei. E Ele ouve as preces das mães.

    Amo vocês.

    ResponderExcluir