Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A Viagem - Madrid - Parte III

Depois de narrar sobre os museus incríveis que visitamos em Madrid, vou falar do lugar que Dona Moça e eu julgamos ser um dos mais bonitos da capital espanhola: El Parque Del Retiro.

A primeira vez que vimos o parque foi no mirante do Palácio de las Comunicaciones, também conhecido como Palácio de Cibeles (depois falo dele). Lá do alto, o parque era uma grande interrupção verde no meio da linda arquitetura da cidade. De perto, o parque se revela muito mais que isso.

Nós utilizamos duas entradas nas nossas visitas: Uma em frente à Puerta de Alcalá e a entrada Del Ángel Caído. A primeira nos recebe com um portão ornamentado por torres de flores. Aliás, em vários pontos de cidades há essas torres: estruturas cilíndricas com vários patamares, aonde pequenos vasos de flores são colocados bem juntos, dando a impressão, para quem vê de longe, que é um arbusto densamente florido. Seguinte à entrada que me refiro, há um caminho entre árvores, com uma ilha de flores e fontes de água no meio. Tudo muito bonito e muito bem cuidado.


O parque recebe visitantes de todos os tipos: Famílias com filhos pequenos, pessoas mais velhas fazendo caminhadas, muita gente indo se exercitar nas instalações do parque... Todos aproveitando as belezas naturais e arquitetônicas que o parque provê. Como fomos no verão, tinha até gente aproveitando pra tomar sol no parque... De roupa de banho, diga-se de passagem!

Mas voltando às coisas bonitas do parque. Depois de uma caminhada de poucos minutos após a entrada, podemos ver um lago enorme, cheio de barquinhos que podem ser alugados para passeio. Eu nem me atrevi a ir num deles! Descoordenado como sou, ia acabar dando ruim! 


Ao fundo do lago, há o monumento ao rei Afonso XII. Como super sei tudo de história, não faço a mais pífia ideia de que seria essa pessoa, afora o fato dele ter sido rei. Mas que o lugar é bonito, isso é! A construção parece um teatro ao ar livre, cheio de arquibancadas ao redor da estátua do rei montado em seu cavalo; tudo feito com pedras e cheio de esculturas de seres míticos. Pelo que a Wikipedia me disse, esse cara foi um rei importante.


Adentrando mais no parque, há muitos lugares lindos a se ver. Por mais que seja um parque, há alguns cenários especialmente bucólicos que são excelentes pra tirar fotos de casal apaixonado! Essa foto foi tirada em cima de uma ponte de madeira, bem com cara de interior mesmo! O riacho que corria abaixo da ponte fazia aquele barulhinho bem gostoso, que dá vontade de esticar na grama e dormir ouvindo aquele som. Esses e outros cenários que surpreendem são achados por todo o parque. Quem for, tem que dar uma volta lá por dentro pra descobrir esses lugares.


Quem está lendo atentamente o que escrevo, deve estar sentindo falta da beleza arquitetônica, que eu disse haver no parque. Pois bem. Como toda a cidade de Madrid, o parque tem uma arquitetura marcante (quando você é casado com uma engenheira civil, você começa a reparar em tudo o que é construção): São dois prédios que funcionam como museus, administrados pela mesma fundação do Museo Reina Sofia, citado no texto anterior. São eles o Palacio de Cristal e o Palacio de Velázquez

O Palácio de Cristal é um esqueleto de metal com as lacunas preenchidas por vidro. De fora, é lindíssimo. De dentro, estava um inferno. Não me leve a mal, continuava lindo por dentro, mas quem aguenta aquele calor? Estava um calor senegalês e o lugar é todo de vidro! Todo aaquele sol ia direto para nós! Apesar disso, ainda deu pra sorrir pra foto. =)


O Palácio de Velázquez é uma construção mais antiga, grandiosa e muito linda. E, graças a Deus, ela tinha ar condicionado. Com um pé direito altíssimo, o palácio ainda era imponente mesmo do lado de dentro.


Por serem administrados pela fundação Reina Sofia, ambos os lugares abrigam exposições de arte moderna e contemporânea. O Palácio de Cristal estava com uma exposição de meios de comunicação e transporte. Uma arte meio moderna demais pro meu gosto, mas como era algo comum à realidade de todos nós, até que deu pra entender alguma coisa. Agora, no Palácio de Velázquez, estava uma exposição que só artista entende e olhe lá. Realmente, pra duas pessoas de exatas, a única reação a se ter está registrada a seguir.


Por mais que o parque seja espetacular, tem uma coisa em particular que nos impressionou muito: Ele é extremamente bem cuidado e extremamente limpo! As pessoas que trabalham nele fazem seu trabalho, seja lá qual ele for, com esmero e demonstrando muito amor. Não importa se o trabalho seja tirar as folhas secas do caminho de quem anda pelo parque; tudo é muito bem feito, o que só valoriza o parque ainda mais!

Quem dera todos os relacionamentos fossem tão bem cuidados como aquele parque é. A vida com certeza seria muito mais bonita!

1 Amplexo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário