Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A Viagem - Madrid - Parte IV

Pra quem já cansou de ouvir falar de Madrid, acalme-se, já está acabando. Pra que ainda não cansou, aí vem mais um pouquinho da nossa estadia na capital espanhola.

Por mais que eu tenha gostado muito dos museus e do Parque del Retiro, esses não foram os únicos lugares que visitamos durante a Luna de Miel. E aqui vão mais alguns lugares excelentes para se conhecer.

Primeiramente, o Palacio de las Comunicaciones, também conhecido como Palacio de Cibeles. Localizado em frente à Plaza de Cibeles, o prédio é localizado próximo ao centro da cidade, na mesma rua que 4 dos museus que visitamos. Lindo e suntuoso por fora, o palácio mantém esse padrão também do lado de dentro. Suas salas, com exposições diversificadas, tem uma decoração moderna e muito bem feita. Enquanto estávamos lá, havia exposições artísticas e fotográficas. A que mais chamou nossa atenção, no entanto, foi uma exposição sobre os refugiados, advindos de diversos lugares do mundo. A exposição era feita por malas, com conteúdos reais de refugiados que chegaram à Espanha. Algumas continham algumas roupas, outras continham diversos pertences pessoais, outras com quase nada. Bem real. Bem reflexivo.

Entretanto, a parte mais legal de todo o palácio foi essa:


O palácio tem um mirante, maravilhoso, que dá uma volta completa na cobertura do prédio. A visão dessa foto, para a frente do prédio, mostra a Plaza de Cibeles. A entrada no palácio é gratuita, mas para subir ao mirante custa alguns poucos euros, que valem totalmente a pena. 

A área verde, na parte superior da foto, é o o jardim de um quartel general no exército espanhol. Quartel geral que entramos meio que por acaso. Ele estava no caminho entre nosso hotel e grande parte dos locais que fomos visitar. Um dia, percebemos que ele estava aberto ao público, para uma exposição de arte relacionada ao tema militar. O mais legal mesmo era o jardim; belíssimo. Caso esteja aberto quando você for, vale a pena a visita.

Outro lugar muito legal de se ir é o Palácio Real de Madrid.


Talvez essa não seja a minha melhor cara de todas, mas gosto dessa foto mesmo assim. O lugar é gigantescamente gigante (paradoxo siléptico incluso). É bom pra apreciar, nem que seja por pouco tempo, aquele luxo que sabemos ser inalcançável para a maioria dos mortais. Uma sala mais linda que a outra. Um quarto mais maravilhoso do que o outro. Mas nada ganha da sala de jantar. Dona Moça e eu até chegamos a contar quantos assentos havia em volta daquela mesa, mas é claro que minha mente falha nessa hora derradeira. A prataria era espetacular. A louça e os cristais, nem se fala. Era o sonho de consumo para qualquer aficionado por coisas de cozinha,

Dos lugares "entráveis", esses foram os mais legais. Entretanto, Madrid também é uma cidade para ser vista. Há diversos monumentos históricos, praças e portais que podem ser acessados sem custo algum. Dentre eles, há a Plaza de España, que tem um monumento a Miguel de Cervantes. A Plaza Mayor, uma das mais antigas e tradicionais praças de Madrid, cheia de restaurantes tradicionais. O Parque del Oeste, que tem um roseiral absurdo de lindo, e um teleférico que proporciona uma das melhores visões da cidade. Antigas portais de acesso à cidade, utilizados pela realeza, ainda estão de pé, como a Puerta de Toledo e a Puerta de Alcalá (abaixo).



Além dos pontos turísticos, a arquitetura madrilenha é muito linda. Dona Moça tirava a câmera de 10 em 10 minutos para fotografar algum prédio que ela tivesse gostado. Pra uma engenheira civil, a cidade foi um prato cheio. Aliás, devo dizer que uma das partes mais legais da nossa viagem, foi a possibilidade de nos perdermos juntos para admirar as belezas da cidade, descobrindo coisas fora do plano de viagem. Acho que isso vale meio que pra vida toda, né? As coisas devem ser planejadas, os objetivos traçados e perseguidos. Mas uma das melhores coisas é ir descobrindo a beleza da vida, ao lado de quem se ama!

1 Amplexo!

2 comentários:

  1. Descobrir juntinhos, toda a beleza da vida, e suportar todas as dores que a vida trouxer; é o que desejo todo dia, pra você e pra d. Moça; e pra Angelikinha e Fê.

    Amo vocês.
    De todo o meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Descobrir juntinhos, toda a beleza da vida, e suportar todas as dores que a vida trouxer; é o que desejo todo dia, pra você e pra d. Moça; e pra Angelikinha e Fê.

    Amo vocês.
    De todo o meu coração.

    ResponderExcluir