Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A influência da esposa

O post de hoje é uma dica literária. Eu apreciei muito e espero que você tenha a mesma experiência que eu.





Logo que eu fiz o post falando sobre a situação que eu e o Meu Bem estamos enfrentando atualmente (leia aqui e aqui) uma amiga me mandou uma mensagem particular para contar sobre algumas coisas que ela tem vivido também.

Ela me disse que estava lendo um livro muito bom e que havia aprendido coisas que nós, que frequentamos uma igreja desde pequenos, achamos que já sabemos, mas que na verdade é muito mais profundo do que imaginamos.

Acredito que muitas das pessoas que leem o blog já conhecessem esse livro, mas vale a pena reforçar.

O livro se chama "O poder da esposa que ora", e tem suas inúmeras versões, como "O poder do esposo que ora", da mãe que ora, dos filhos que oram, da mulher que ora, do adolescente que ora e por aí vai. Existe, inclusive, uma versão resumida que possuem somente a oração do dia.

Minha amiga disse que gostaria de me entregar o mesmo livro que ela estava lendo. Ao receber o livro, havia uma cartinha dela dentro do livro que dizia que quando eu terminasse de ler, poderia entregar a outra pessoa, da mesma forma que ela fez comigo. Assim, formamos uma corrente feminina com esse livro que foi tão especial para nós.

O livro é maravilhoso por inteiro e é até difícil falar dele. Sabe quando você vive uma experiência tão incrível que outra pessoa só vai entender se ela viver isso também? É exatamente assim que me senti ao ler esse livro.

Mesmo assim vou tentar falar um pouquinho sobre ele. Ele é feito para você ler durante 31 dias. Um capítulo por dia. Cada capítulo fala sobre um tema diferente e contém testemunhos reais, um modelo de oração sobre aquele assunto e alguns versos bílicos relacionados ao assunto.

A autora do livro fala com propriedade, pois ela mesma teve seu casamento por um fio. Ela só não chegou ao divórcio por causa de pequenas questões com as quais não queria lidar, mas esteve muito próximo disso.

Ela contou como, por diversas vezes, enfrentou seu esposo ou opinou sobre alguma situação, e o que deveria ter sido uma troca saudável de opiniões se tornou uma discussão grave. Ela descobriu que, ao invés de falar ela deveria se ajoelhar e interceder por seu esposo.

Na grande maioria das vezes o Senhor se revelou ao esposo dela, não sendo necessário que ela dissesse uma única palavra. Também houve situações em que, ao orar, o Senhor mostrou a ela as palavras certas para conduzir a conversa, de forma que eles não brigassem. E também tiveram momentos que a oração serviu única e exclusivamente para acalmar a mente e ter clareza sobre o que fazer.

Quando eu comecei a ler pensei que não seria tão útil assim, afinal, meu relacionamento com o Meu Bem é ótimo. A gente passa por problemas comuns, do dia-a-dia, mas não temos problemas de relacionamento e dificilmente a gente briga. Por isso achei que seria um livro que me traria algum conhecimento novo, algumas experiências bacanas, mas que seria ok.

Acontece que o livro abriu minha mente para uma coisa muito maior, que é a influência que a esposa pode ter dentro de um casamento, na vida do esposo e dos filhos. 
Acredito que o homem e a mulher são iguais em direitos e cidadania, mas que são completamente diferentes em suas funções e habilidades. 

Por isso, a esposa é quem normalmente coloca todas as coisas no lugar, inclusive os sentimentos, pois ela é quem costuma ter a sensibilidade de perceber quando o lar não está caminhando bem. É a esposa que percebe num olhar ou numa palavra se o dia do seu esposo foi agradável ou não. É a esposa e mãe que não precisa ouvir uma única palavra para entender o que está acontecendo com seus filhos.

A esposa é a pessoa que faz as coisas funcionarem no seu lugar, porque essa foi uma habilidade que Deus deu a ela. E é por esse motivo que a esposa deve estar em constante comunhão com Deus para estar sempre pronta a solucionar os problemas da casa, as divergências entre os membros da família e para aconselhar sua família de acordo com o necessário. 

Muitas vezes nós nos sentimos sozinhas e perdidas para tomar tanta responsabilidade sobre nossos ombros. E é sobre isso que o livro fala. A oração é quando nos comunicamos com quem pode resolver tudo aquilo que não podemos e é o caminho para aliviar nosso coração das angústias.

E, se ainda assim você achar que não consegue fazer isso, peça ajuda de outras amigas, de outras esposas e se unam em oração.
Nos últimos 15 dias eu e um grupo de amigas oramos pelos esposos e pelas famílias de cada uma, para que ficássemos fortes nesse propósito de interceder pelo casamento.

Você não está sozinha. Não permita que seu casamento acabe por achar que não tem com quem contar. As possibilidades são muitas antes de você desistir do matrimônio.

Leia esse livro e viva essa experiência também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário