Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Casamento à prova de fogo


Na última semana recebi uma notícia muito triste. Uma amiga minha muito querida está se divorciando. Eles estavam casados há 14 anos e tem dois filhos pequenos.

               

Quando ela me ligou contando sobre a situação eu fiquei muito triste, muito triste mesmo. Primeiro porque todas as pessoas da família sofrem as consequências de uma separação; segundo porque o motivo foi muito raso e a pessoa desistiu de ter uma família, alegando que ter uma família não era o seu sonho de vida; e terceiro porque eu sou completamente a favor dos relacionamentos e sempre tenho a esperança de que um relacionamento quebrado pode ser restaurado.

Então, ver que pessoas tão queridas por mim estão sofrendo e que esse relacionamento parece não ter volta, me doeu o coração. Fiquei muito triste mesmo.

Naquele dia eu resolvi assistir um filme sobre casamento cristão. Ouvi falar de um filme que se chama "Quarto de Guerra", mas ele não estava mais disponível no Netflix. Então decidi assistir o filme "Prova de Fogo", que eu havia assistido há muito tempo, antes mesmo de namorar.

O filme conta a história de um casal que está em uma crise. Caleb é bombeiro e Catherine trabalha num hospital. Depois de 6 anos de casamento, eles percebem que cada um seguiu seus interesses e não são capazes de se colocar no lugar do outro. Resultado: entram com o pedido de divórcio.

No desenrolar do filme, o pai de Caleb sugere que ele faça o "Desafio do Amor", que é um livro com algumas dicas para salvar o relacionamento aos poucos e esse desafio dura 40 dias. Nesse livro existem dicas de surpresas, conversas e atitudes que ajudarão o casal a se reconciliar, conhecendo-se novamente.

Quando o filme foi lançado (acredito que em 2008 ou 2009), foi lançado junto com ele um livro que se chama "O desafio de amar", que é justamente o livro que Caleb utiliza no filme.

                                           

Eu e o Meu Bem compramos esse livro como presente para dois casais de amigos nossos que participaram de uma programação apenas para casais. Na época estávamos noivos e compramos esse mesmo livro para nós também.

Confesso que ainda não utilizamos o livro, mas às vezes tenho o desejo de não precisar utilizá-lo.

O interessante do livro é que as soluções que ele traz são muito simples. O livro mostra atitudes que temos quando estamos apaixonados por alguém como se fosse a primeira vez.

Eu realmente acredito que relacionamentos quebrados podem ser restaurados. Eu acredito em casamento e acredito em reconciliação. 

O maior problema que vejo durante reconciliações mal sucedidas é que muitos casais tentam colocar um pedra em cima do que aconteceu e seguir adiante. Essa postura é errada, porque colocar uma pedra em cima do problema, não o resolve. Apenas o esconde.

A atitude correta para um relacionamento quebrado é o arrependimento e o perdão. É necessário sim ter conversa, falar do problema, expor seus sentimentos e deixar claro as suas dificuldades. O primeiro passo é reconhecer o erro. Depois disso vem o perdão. E depois que há verdadeiro perdão, existe o recomeço.

Quando somos cristãos, mesmo que alguém não reconheça o seu erro, é nosso dever perdoá-la. Mesmo que não se peça desculpas. Quando nossa atitude é de amor, respeito e perdão, não existe orgulho, egoísmo ou vaidade que fique firme. Qualquer barreira é quebrada.

Não digo isso porque é fácil. Pelo contrário. É extremamente difícil ter uma atitude de amor e perdão para com aquelas pessoas que nos feriram tão profundamente. Mas no casamento não deve haver orgulho. Da mesma forma que não deve ser considerado como vergonha uma atitude que nos leve a reerguer o que foi destruído no lar.

Uma das músicas do filme "A prova de fogo" diz que o amor não é uma luta, mas é algo que pelo qual vale a pena lutar.






Se ainda existe uma pequena parte de você que deseja salvar seu casamento, eu recomendo que assista esse filme, que compre esse livro e que se dedique a exercer o perdão e o amor incondicional. 

Quando a bíblia nos diz que o amor tudo crê, tudo espera e tudo suporta, é porque é possível viver esse tipo de amor. Um casamento que passa por uma crise e sobrevive, nunca mais será o mesmo. Será infinitamente melhor.

Quando olhamos para nós mesmos podemos perceber que somos falhos, egoístas, individualistas, orgulhosos e vaidosos; costumamos colocar nossos interesses acima de tudo e muitas vezes deixamos Deus de lado. E quando entendemos que mesmo sendo assim, Deus ainda está disposto a reconciliar o nosso relacionamento com Ele, entendemos que não existe erro no nosso cônjuge que nos dê o direito de desistir do casamento. 

Meu desejo é que você lute pelo seu casamento. De todas as coisas lindas que Deus criou, eu acredito que o casamento é a mais linda delas, porque família é a base de tudo! Deus foi quem fez o primeiro casamento de todos, no Éden. Eu brinco que Deus é casamenteiro, porque essa é a instituição mais forte que pode existir: Você + Deus + Seu cônjuge.

No filme, Caleb diz para um colega de trabalho que nunca se deve deixar seu parceiro, principalmente no meio de um incêndio. Isso não serve apenas para os bombeiros. Um casamento à prova de fogo, não significa que não passará por um incêndio, mas sim, que sairá ileso do meio dele. 

6 comentários:

  1. Ta maravilhoso o texto lindinha!
    Hoje bem sério e maduro.

    Que Deus abençoe os relacionamentos todos, em especial da minha familia amada, é a minha prece.

    Beijo môbem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!! Obrigada, tia s2

      Que Deus mantenha nossa família unida sempre!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Relacionamentos no geral não são fáceis, mas o relacionamento marido/esposa é o mais delicado pq ele está diretamente ligada salvação da família toda. Assisti o filme Quarto de Guerra neste link https://www.supercineonline.tv/quarto-de-guerra/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, querida, voce tem toda a razão! O relacionamento matrimonial está diretamente ligado à salvação da família!!

      Muito obrigada pelo link! Vou assistir nesse fim de semana mesmo!

      Um abraço

      Excluir
  4. muito bom o filme é ótimo já assisti

    ResponderExcluir