Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 20 de maio de 2016

"Conselhos"

Recentemente, Dona Moça e eu fomos ao médico para pedir os exames pré-nupciais. Cada um com seu médico, que fique claro. Quando fui à minha consulta, foi uma série de pérolas. Primeiro: eu disse que estava lá pra pedir os exames pré-nupciais. Ele me responde da seguinte forma:
                                               "Você vai casar?"  
Por dentro, eu pensei rapidamente em 36 respostas irônicas que eu poderia dar. Por fora, "É, vou sim".  

Conversa continuou, ele entregou os pedidos de exame e, ao final da consulta, ele me diz: 

   "Casamento é bom nos primeiros sete anos. Depois, só com muita sorte."

Achei muito interessante essa afirmação contundente sobre um conhecimento que ele aparenta ter sobre todos os casamentos do mundo. Pelo jeito, ele passou por essa experiência e acha que todo mundo passou, passa e passará pela mesma experiência. Fora todos os problemas envolvidos com a falta da aplicação de método científico, essa conclusão, esse aparente conselho que ele quis me dar, não tem nenhuma aplicação. 

Mais interessante que esse médico, é que Dona Moça e eu temos ouvido muitos "conselhos" desse tipo. Não me entendam mal, existem os conselhos de verdade que temos recebido. Pessoas que nos amam falam de situações que provavelmente passaremos e algumas dicas de como poderemos resolver tais situações. No entanto, tem muita gente que é como esse médico: fala de algo ruim que aconteceu na própria vida, como se exatamente a mesma coisa fosse acontecer com todos, e para por aí. Não tem nenhum conselho, não tem nada de útil. É só uma fala amargurada de uma situação que a pessoa desejava não ter na memória e que, ao que parece, quer que todo mundo sinta a mesma coisa para que ela não se sinta tão mal. 

Pra vocês terem ideia, Dona Moça e eu já ouvimos que é melhor não casar, que vai ter dia que não vamos querer olhar na cara do outro e que ter filhos é a pior decisão que alguém pode tomar. Tentando tirar algo de útil desses supostos conselhos, eu sei que realmente o casamento não é um mar de rosas. Eu sei que Dona Moça e eu teremos nossos problemas e eu sei que iremos quebrar a cabeça pra conseguir resolvê-los. Mas gente, deixa a gente descobrir essas coisas por nós mesmos! Não somos tontos e nem ingênuos pra achar que vai ser tudo perfeito, mas também não quero ser pessimista e achar que vai dar tudo errado.

Outra coisa que tiro de bom desses "conselhos" é como o ser humano gosta de transferir culpa. Tomando por exemplo o que eu ouvi daquele médico, que atribuiu o sucesso após o sétimo ano de casamento à sorte. Sorte? Sério mesmo? Duas pessoas racionais que se uniram de livre e espontânea vontade só vão ter um bom relacionamento se tiverem sorte? Não é melhor construir um relacionamento sólido desde o começo, com comunicação, cumplicidade e amor? Não é melhor que os dois se esforcem para manter o relacionamento forte, apesar de quaisquer pesares que venham durante a vida? Não é melhor que cada um tente ser o melhor para o outro, objetivando sempre a felicidade do casal acima da felicidade individual?

Como minha cunhada escreveu na semana passada, é triste ver um relacionamento de amor se desfazendo. É triste ver uma família se desfazendo. E, quando paro para analisar friamente os casos de separação que conheço, quaisquer que sejam os motivos alegados, todos tem uma raiz em comum: Em alguma área da vida, o eu ficou acima do nós.

Sempre que eu escrevo algo relacionado à vida de casado, penso que há pessoas que me achem pedante. Ah, nem casou e pensa que sabe do que está falando. É, realmente eu sei pouco, mas sei o suficiente para ter a certeza que quero fazer feliz aquela que quer me fazer feliz.

1 Amplexo!

3 comentários:

  1. Oro a Jesus para que vocês sejam realmente felizes!
    Apesar dos tropeços e dificuldades, que tenham sabedoria do céu pra segirem adiante, dia após dia!

    Amo vocês

    ResponderExcluir
  2. Se eu ganhasse um real a cada conselho que me dão sobre o futuro do meu namoro, estaria nadando numa piscina igual a que o Tio Patinhas mergulhava na abertura de DuckTales. E o mais engraçado é que geralmente quem se habilita a dar conselhos não tem envergadura moral pra olhar para o próprio nariz: gente que não casou, gente que não soube criar os filhos - que praticamente mandam e desmandam nos pais, gente com o casamento destruído mas que não se divorcia por causa dos filhos ou do status, gente divorciada e por aí vai. E é uma situação complicada por que, se por um lado algumas daquelas pessoas são relevantes pra você (e você pode sentir que há o fundo do coração delas uma vontade de te ajudar de alguma forma), por outro lado estas pessoas não sabem de nada! Primeiro, conforme eu disse, pela falta de experiência na vida. E segundo, por que não existe fórmula para casamento perfeito.
    Olha, eu não tenho nenhuma experiência com casamentos que deram certo(nunca casei e minha família só pela misericórdia divina), mas creio que casamento está ligado à fidelidade, companheirismo, capacidade de ouvir, compreensão, assuntos em comum, convivência... Essas coisas que as pessoas costumam fazer e ter muito quando namoram mas parecem se esquecer do modus operandi quando se casam. Ninguém nunca me deu um conselho nesse sentido, fui pegando essas coisas no ar, vendo os (poucos) relacionamentos duradouros que estavam à minha volta.
    Thiago, não ligue para o que as pessoas falam. Quando a gente é criança, costuma ouvir que temos uma boca e duas orelhas pra ouvir mais e falar menos. Contudo nunca disseram pra absorver totalmente o que era ouvido, sobretudo nestes casos. Então é melhor deixar os alcoviteiros falarem, ignorar e tocar as coisas à sua maneira.
    No mais, ótimo texto!
    Grande abraço,
    Lailla (Já que eu não faço idéia de como tirar esse "Ninoca" do meu nick)

    ResponderExcluir
  3. Bão,não existe fórmula do casamento perfeito. Mas existem coisas essenciais, como respeito, empatia, etc... E uma dica infalível: ter em mente que relacionamentos são como plantas, que necessitam de adubo e água constantemente!!
    Desejo toda a felicidade do mundo a vcs, na alegria e na tristeza (que, infelizmente ou não, faz parte).
    Vavaca \o

    ResponderExcluir