Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Padrinhos de casamento

Aposto que muitos de vocês estão ansiosos para saber mais sobre o casamento do Thiago e da Dona Moça. Achei muito legal quando algumas pessoas comentaram nas fotos do dia do casamento parabenizando o casal sem nem mesmo conhecê-los pessoalmente, mas por saber da história deles através do blog.

Prometo que assim que eles voltarem da lua-de-mel o Thiago voltará a escrever no blog e terá muitas histórias bacanas para contar.



Mas hoje quero falar um pouco do casamento deles na visão da madrinha de casamento. Eu já fui madrinha de outros casamentos, mas essa foi a primeira vez que alguém tão próximo de mim se casou, afinal, ele é meu cunhado e, antes de ser cunhado, nós somos muito amigos. Como o meu irmão ainda não se casou, esse foi o mais próximo de "casamento de irmão" que eu fui madrinha.

Quando alguém tão próximo de você vai se casar, fica meio implícito que você vai ser madrinha/padrinho. O convite muitas vezes nem é surpresa porque já esperamos que isso vai acontecer.

Mas isso não muda a importância do cargo que lhe foi concedido. Ser madrinha ou padrinho de alguém é uma responsabilidade tão grande que muitas vezes nem mesmo o casal que convidou tem ideia disso.

Quando estamos noivos ficamos tão empolgados com tudo que muitas vezes escolhemos para serem nossos padrinhos aquelas pessoas que estão na nossa vida no "agora" sem saber se elas estarão na nossa vida no amanhã. Por isso que de vez em quando vamos em casamentos com 15 casais de padrinhos de cada lado hahaha (juro que já fui em mais de um assim).

No meu casamento tivemos 6 casais de padrinhos em cada lado, 12 ao todo. Hoje eu acho que foi um exagero, até porque existem pessoas que não estão mais presentes na minha vida e na vida do Meu Bem. Isso nos deixou muito tristes ao longo do nosso primeiro ano de casamento, porque nós esperávamos que os nossos padrinhos seriam os amigos que carregaríamos ao longo da vida e em menos de um ano de casamento já haviam alguns deles que estavam completamente fora dela.

Por isso, quando o Thiago e a Dona Moça nos convidaram para sermos padrinhos, embora nós já estivéssemos esperando, decidimos honrar esse papel da melhor forma, respeitando o espaço que os noivos nos davam.

Se tem algo que foi muito legal em sermos padrinhos deles é que eles permitiram que a gente ajudasse em tudo. Porque também é bem difícil ser padrinho de um casal que se fecha no seu mundo e não deixa que ninguém saiba de nada. Se é pra ser assim, o casal não precisa de padrinhos.

Como padrinhos nós ajudamos dando ideias, procurando fornecedores, organizando check list, ajudando em tudo que era DIY (do it yourself - faça você mesmo), levando o noivos para a cerimônia e depois para o hotel, entre muitas outras coisas no dia da cerimônia.

Mas o que eu sempre digo aqui no blog é que casamento não é o dia da cerimônia, e sim uma vida inteira (leia sobre isso aqui), portanto os padrinhos não devem apenas ser as pessoas que estão  arrumadas no dia do casamento, que dão os presentes mais caros e que ajudam a montar a cerimônia. Os padrinhos devem ser as pessoas que vão ajudar o casal a limpar a casa nova se for preciso, que vão fazer uma receita nova e lembrar de ensinar pro casal, que vão ver uma promoção em loja de móveis e vão lembrar de avisar o novo casal, que vão ouvir os recém casados nas suas descobertas e dificuldades, que vão aconselhar quando o relacionamento estiver difícil... os padrinhos são as pessoas que depois de 20 anos de casamento ainda serão as primeiras escolhas quando o casal precisar de amigos. Os padrinhos devem ser as pessoas com quem nós sabemos que sempre podemos contar.

Eu fui madrinha em 3 casamentos antes do Thiago e da Dona Moça. Confesso que desses três casais, dois já não fazem mais parte da minha vida. Um deles inclusive não está mais casado. É engraçado pensar que o único desses casais que ainda faz parte da minha vida é justamente o casal que eu tenho liberdade para conversar sobre diversos assuntos, que posso dar minha opinião sem me sentir uma intrusa, que lembram de mim nos momentos difíceis e nos momentos alegres e que a amizade continua por mais que a vida seja corrida e a gente se veja pouquíssimas vezes por ano. Ou seja, o casal que que ainda faz parte da minha vida é o que permitiu que eu estivesse presente e cumprisse o meu papel de madrinha.

Hoje eu sou madrinha também do Thiago e da Dona Moça e deixo aqui um agradecimento a eles por terem permitido que eu participasse de todos os preparativos do casamento, por permitirem que eu fizesse parte de tudo isso. Fica aqui também a meu desejo de compartilhar das alegrias e tristezas da vida que eles estão iniciando.

Se você já foi padrinho no casamento de alguém, procure essa pessoa, demonstre para ela o quanto você se importa. Ela não escolheu você à toa. Da mesma forma, demonstre aos seus padrinhos que eles podem estar em sua vida. Dê abertura para eles fazerem o papel que lhes foi definido, deixe-os fazer a parte deles e divida seus fardos com aqueles que você escolheu para isso. 

Caso você ainda esteja se preparando para casar, pense bem nas suas escolhas de padrinhos. Não escolha ninguém por obrigação. Ninguém pode prever o futuro, mas decida-se por aquelas que provavelmente ainda estarão na sua vida daqui há 20 ou 30 anos.

Um abraço especial a todos os meus padrinhos de casamento que ainda permanecem em nossa vida e que continuam com o desejo de compartilhar as nossas experiências! Amamos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário