Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Quem ama menos?

Esses dias eu estava conversando com uma amiga que dizia que, aparentemente, a moda dos relacionamentos de hoje é a competição entre quem "sente menos". Ou seja, quem se importa menos, transparece menos, demonstra menos... Quem ama menos.




Parece que existe algo errado em demonstrar amor. Parece que é fraqueza, que é vergonhoso, que é careta. Está na moda, pra quem é solteiro, ser desprezado pelo "crush", sofrer de amor, fazer papel de bobo.


A verdade é que não há mal nenhum em amar e em demonstrar. Muito mais felizes são as pessoas que não tem medo de mostrar que são felizes e que amam. Algumas vezes eu ouvi aquele ditado "não grite sua felicidade porque a inveja tem boa audição ". Por um tempo levei isso à sério, não queria expor algumas das coisas que vivo, tive medo de parecer feliz demais num mundo onde a moda é ser triste é desprezado.

Mas em determinado momento eu resolvi deixar isso de lado. Cansei de esconder minhas felicidades e conquistas, cansei de fingir que não sou feliz de verdade. E não é que tudo deu certo na minha vida. Eu apenas decidi não trazer para dentro do meu lar mais problemas, além do que os que já encontro sozinha pelo caminho.

Falando dessa forma pode parecer que tenho uma vida perfeita, mas eu tenho problemas na vida, e não deveria precisar escrever isso para parecer mais normal.

Nossa, se eu fosse escrever tudo o que dá errado nos meus planos, a lista poderia ser infinita. A realidade é que ninguém tem uma vida perfeita mesmo. E digo mais: ninguém tem um casamento perfeito!!!

Quando as pessoas vêem o jeito que eu e Meu Bem nos tratamos ou até mesmo quando leem as coisas que eu escrevo, pode parecer que nossa vida é perfeita, que nossa vida é regada com palavras doces e poesia. Mas no meu casamento também existem dificuldades. O Meu Bem também ronca alto e eu sou a "enfezadinha do oceano", como ele costuma me chamar.

Acontece que, como eu disse lá em cima, eu decidi não trazer mais problemas pra dentro do meu lar. Ele já ronca, eu já sou geniosa, vários dos nossos planos foram frustrados, por qual motivo eu ainda iria competir (silenciosamente) pra descobrir quem se importa menos?

O carinho é gratuito e o amor é uma das únicas coisas que quanto mais se dá, mais se recebe.
Por isso, na minha casa não tem dessas coisas de esperar ele mandar mensagem primeiro, esperar que ele telefone dizendo que está com saudades, deixar que ele faça uma surpresa, aguardar pra ver se ele elogia minha roupa nova... Entre outras infantilidades.

Se eu estou com saudades dele durante o dia, eu mesma telefono, eu mesma mando uma mensagem. Se eu comprei uma roupa nova e sei que ele não vai reparar, eu logo digo "Olha minha roupa nova! Fiquei linda com ela?"

E se eu quero um momento romântico, não tenho problema nenhum em dizer pra ele "Hoje quero colocar uma música pra tocar e dançar com você na sala de casa".

E também não tenho vergonha de sugerir que a gente saia pra jantar ou ir no cinema. Não tenho medo de demonstrar para ele que amo estar com ele, que sinto falta quando estamos longe e que gostaria da opinião dele até para escolher uma meia.

Eu aprendi que na vida existem dois tipos de pessoa: os fracos e os fortes.

Forte não é aquele que esconde tão bem os seus sentimentos que consegue não enviar uma mensagem para quem se ama. Esse é o fraco.

Forte mesmo é a pessoa que tem coragem de assumir que ama, que está apaixonado, que quer fazer de tudo para estar perto. Forte é a pessoa que se coloca em risco de rejeição, que dá a cara a tapa e que termina o dia sabendo que tudo o que poderia fazer por quem se ama foi feito.

Dificilmente esse tipo de atitude vai ser mal recompensada, porque é praticamente impossível ser inerte à demonstrações verdadeiras de amor.

Quem resiste à uma ligação pra saber se seu dia está difícil? E quem pode não se apaixonar pela pessoa que lembrou de passar na padaria e trazer pão (ou coxinha) pro jantar? Será que podemos não amar aquela pessoa que te trouxe um cobertor enquanto você assistia filme na sala?

O maior problema de todos é que dificilmente nós queremos ser essa pessoa. Normalmente sonhamos com alguém assim e queremos ter esse companheiro para nós, desejamos alguém que faça tudo isso, almejamos encontrar a pessoa que fará tudo por nós, mas nós não queremos ser essa pessoa. Sabe por quê?

Porque é muito difícil ser forte e ser o primeiro a demonstrar esse amor, sabendo que o seu cônjuge pode não corresponder de imediato.

Quando o Meu Bem estava solteiro, por algum tempo ele orava a Deus pedindo que preparasse alguém para ele. Até que um dia ele percebeu que estava fazendo a coisa toda de um jeito errado. Ele mudou sua oração. Passou a orar pedindo que Deus o preparasse para alguém porque, talvez, alguém já estivesse pronto para ele, mas ele podia não estar pronto para essa pessoa.

Meu Bem percebeu que muitas vezes a iniciativa tem que partir de si mesmo. A iniciativa de mudar o comportamento, de dar o primeiro passo, de demonstrar o sentimento, de agradar a pessoa com quem estamos.

Se essa é a situação que você vive hoje, não desista! Não traga mais problemas para o seu lar! Todos nós vivemos com inúmeros problemas. Seja solução! Seja o conforto que alguém vai encontrar quando chegar em casa, seja o oásis que seu cônjuge vai lembrar durante os momentos de dificuldade no dia, seja o carinho que você quer receber.

Comece por você. É impossível alguém ser inerte ao verdadeiro amor!

2 comentários: