Apresentação

Pra quem acredita que a lua-de-mel não acaba quando voltamos da viagem...

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Amor à distância

Eu já contei aqui no blog a história de alguns casais que namoraram à distância, ou até mesmo que foram noivos à distância. Hoje, pela primeira vez, vou contar a história de um casal que passou seu primeiro ano de casamento à distância.





A história de hoje é dos meus amigos Deoris e Henrique. Eu conheci a Déo por volta dos 14 anos de idade e estudamos juntas apenas por 1 ano, mas nossa amizade se aprofundou tanto que dura até hoje. 

Parece que faz um pouco parte da vida da Déo ter que ficar distante das pessoas que ela ama e foi assim que a história dela e do Henrique começou. Quando a Déo tinha em torno de 15 anos o pai dela foi transferido para a cidade de Itararé. Lá, na escola nova, ela conheceu o Henrique, também com 15 anos. E começaram a namorar.

Eles contam que quando veem casais dessa idade hoje em dia é até estranho pensar que esses casais podem chegar ao matrimônio, assim como eles, porque parecem que são muito bebês.

Após 6 meses de namoro, o pai da Déo foi transferido novamente, dessa vez para a cidade de Rio Claro. Isso foi no final do ano de 2007. Desde então, o Henrique e a Deoris namoram à distância. Houve apenas um ano em que o Henrique morou em Rio Claro (em 2010) e eles puderam aproveitar juntos. De resto, eles passaram 9 anos convivendo com a saudade.

Foi no réveillon de 2013 para 2014 que o pedido de casamento aconteceu. Eles estavam viajando, numa praia, com a família da Déo. Na contagem regressiva, foi mais ou menos assim que aconteceu:

10 - 9 - 8 - 7 - 6 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1 - 0 - QUER CASAR COMIGO? 


Mas essa história ainda tem chão... A Déo sempre teve vontade de fazer um intercâmbio, mas por diversos motivos, esse plano acabou sendo adiado. Acontece que o Henrique sabia que participar de um intercâmbio seria uma oportunidade muito boa para ela e acabou incentivando a Déo a participar do programa "Ciência sem Fronteira". Então, no meio dos preparativos para o casamento ela recebeu a aprovação do programa. O casamento dela seria em julho e a data da viagem estava prevista para agosto.

Ela topou, ele também. E assim, em julho de 2015 aconteceu o casamento deles. Eu estava lá e, inclusive, eles me convidaram para cantar no casamento. Foi muito emocionante para mim, considerando tudo o que nós vivemos nesses anos todos de amizade. Eu e o Meu Bem ajudamos a decorar o espaço, penduramos coisas pelo teto, organizamos tudo com os amigos e padrinhos e aproveitamos esse dia para comemorar o amor dos nossos amigos.

Em agosto a Déo partiu para NY, onde ficou durante um ano inteiro. Durante esse primeiro ano de casamento, o Henrique e a Déo se viram apenas 2 vezes, quando o Henrique pôde visitá-la em NY, afinal, quem participa desse programa não pode retornar para seu país até o programa ter finalizado.

Muita gente nos questiona e não entende porque a gente casou mesmo sabendo que continuaríamos longe por um tempo. Eu sempre respondo que a gente simplesmente casou por amor. Estar longe não significa não estar junto, a gente está em contato o tempo todo.
(Déo)



Esse ano, 2016, a Déo retornou ao Brasil e, pela primeira vez em muito tempo, ela pôde conviver com o Henrique todos os dias. Perguntei a ela como tem sido a vida de casados depois de tanto tempo longe, mas ela me disse que não é tão diferente assim. Segundo ela, é muito fácil ser feliz quando você encontra a pessoa certa para você. É como se todos os dias fossem mais parecidos com a lua-de-mel do que com o cotidiano. Claro que poder viver isso pessoalmente é muito melhor.

Essa história parece às vezes ser de outro mundo. Pensar em como um casal pode ser realmente feliz estando longe um do outro não entra na nossa cabeça. Fiquei me perguntando qual seria o segredo para que tivesse funcionado para eles e a resposta foi simples: diálogo.

A Déo conta que muitas vezes elas prefere conversar do que dormir. Desde a época do namoro, mesmo nos dias mais difíceis, eles conversavam por longas horas ao telefone. Ouvir o que o outro está vivendo te aproxima mais da vida dele e vice-versa. 

Para o Henrique, um dos segredos do relacionamento é manter sempre o bom humor, porque mesmo quando a situação não é favorável, ainda é possível encontrar motivos para ser feliz. A grande maioria dos casais passa por problemas. Sejam eles financeiros, relacionais ou outros que podemos não conhecer ou imaginar. No caso do Henrique e da Déo, o problema foi distância. 

Assim como outros casais, alguns problemas não dependem de nós para serem resolvidos e precisamos simplesmente esperar que eles se resolvam. Foi o caso deles, que precisaram aprender a lidar com o problema e serem felizes independentemente disso.

Com muito diálogo, sinceridade e respeito, eles dividiram seus sonhos, alcançaram objetivos e hoje, finalmente, podem desfrutar da companhia um do outro.

Agora que o problema da distância foi resolvido, pode ser que outros problemas surjam pela frente. Ninguém está isento de problemas, porém, eles já provaram que tem perseverança para enfrentar tudo juntos e chegar numa resolução favorável para suas dificuldades.

O momento mais especial do casamento para mim, com certeza foi o dia após o casamento, em que eu acordei, vi que aquilo não era um sonho e sim uma realidade, de que eu estava ao lado da pessoa que eu amo e que prometi a ela amar e respeitar para o resto da minha vida. Foi bom pode pensar que ela estará do meu lado todos os dias a partir daquele.
(Henrique)

Porque para estar junto não precisa estar perto!

Obrigada, Déo e Henri, por compartilharem sua história conosco.
Que vocês sejam muito felizes e decidam todos os dias continuar juntos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário